Peculiaridades do uso da voz por professores de educação física escolar: origem e função interativa

Autores

  • Vagner José Pedersen Universidade de Araraquara - UNIARA
  • Maria Lúcia Suzigan Dragone Universidade de Araraquara - UNIARA

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i1p201-207

Palavras-chave:

Voz, Docentes, Educação Física

Resumo

Introdução: Professores de educação física têm a voz como recurso de trabalho com peculiaridades que os diferenciam de outros professores: uso vocal como incentivo à atividade física de seus alunos em meio a aspectos organizacionais e ambientais diferenciados dos encontrados em sala de aula. Há poucos estudos sobre a origem histórica do uso vocal desses profissionais. Objetivo: Discorrer sobre a origem militar da educação física como determinante do estilo vocal adotado por grande parte dos professores e das peculiaridades relacionadas ao uso da voz por esses profissionais. Método: Trata-se de um artigo de revisão bibliográfica envolvendo busca de textos teóricos e documentos oficiais sobre a origem da educação física, comunicação oral e voz do professor de educação física em livros, dissertações, teses e artigos científicos específicos das áreas da Educação e da Fonoaudiologia. Resultados: Os dados encontrados salientam a característica incentivadora da voz desse profissional que busca desencadear e manter o movimento corporal dos alunos, em meio à concorrência sonora das atividades práticas e ruidosas das aulas de educação física, na maioria das vezes em ambiente de grande amplitude, ou em locais improvisados com poucas condições apropriadas ao uso vocal. Discussão: Os dados alertam para uma prática profissional com uso vocal em forte intensidade. O não reconhecimento dos professores como profissionais da voz favorece o pouco cuidado e treinamento vocal. Conclusão: Reforça-se a ideia de que professores de educação física necessitam de formação para o adequado uso da voz, tanto na graduação como no decorrer do exercício profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vagner José Pedersen, Universidade de Araraquara - UNIARA

Professor de educação física, mestre em educação atuante em educação física escolar e na iniciação esportiva.

Maria Lúcia Suzigan Dragone, Universidade de Araraquara - UNIARA

Professora Doutora em Educação Escolar, Fonoaudiologa, docente do programa de pós-graduação em processos de ensino, gestão e inovação da Universidade de Araraquara

Publicado

2018-04-01

Como Citar

Pedersen, V. J., & Dragone, M. L. S. (2018). Peculiaridades do uso da voz por professores de educação física escolar: origem e função interativa. Distúrbios Da Comunicação, 30(1), 201–207. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i1p201-207

Edição

Seção

Comunicações