Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e alterações fonoaudiológicas
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i3p523-528Palavras-chave:
Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, Fonoaudiologia, Transtornos da audição, Linguagem.Resumo
Introdução: Atualmente, o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é uma das condições de saúde mais frequentes na população infanto-juvenil, cujo impacto envolve alterações comportamentais e de convívio social, além de dificuldades fonológicas, metalinguísticas e de processamento auditivo. Objetivo: verificar a ocorrência de casos com diagnóstico ou suspeita de TDAH em um Ambulatório de Fonoaudiologia de um Hospital Universitário e a ocorrência de alterações de linguagem oral, escrita, processamento auditivo e consciência fonológica, nessa população. Métodos: estudo exploratório, realizado em um Ambulatório de Avaliação Fonoaudiológica de um Hospital Universitário. Resultados: No ano de 2016, 14 crianças foram encaminhadas ao ambulatório, com suspeita ou diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. A maioria apresentou resultado inadequado nas avaliações simplificadas do processamento auditivo, consciência fonológica e leitura e escrita. Conclusão: O presente estudo evidenciou alterações nas tarefas de processamento auditivo, consciência fonológica e leitura e escrita. Ressalta-se a importância de novos estudos, com amostras mais robustas, visando elucidar melhor os impactos dessas alterações em pacientes com TDAH.
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Copyright (c) 2020 Andrezza Gonzalez Escarce, Narli Machado-Nascimento, Stela Maris Aguiar Lemos
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