Rede de Atenção à Saúde Auditiva: perspectiva e satisfação do usuário

Autores

  • Ana Cristina de Oliveira Mares Guia Universidade Federal de Minas Gerais
  • Raimundo de Oliveira Neto Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte/MG
  • Andrezza Gonzalez Escarce Universidade Federal de Minas Gerais
  • Stela Maris Aguiar Lemos Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Audição, Satisfação do Paciente, Serviços de Saúde, Atenção à Saúde, Avaliação de Programas e Projetos de Saúde

Resumo

Introdução: A análise da satisfação da pessoa com deficiência auditiva com a atenção à saúde é de suma importância. Objetivo: descrever a satisfação dos usuários da Rede de Atenção à Saúde Auditiva quanto às condições de assistência, acesso e utilização dos serviços. Método: estudo observacional descritivo transversal composto por 228 usuários de Serviços de Saúde Auditiva.  A coleta de dados foi realizada em 34 municípios das microrregiões de Sete Lagoas e Curvelo em Minas Gerais por meio da aplicação de roteiro estruturado. Resultados: a avaliação da satisfação teve resultado superior a 80% em todos os itens avaliados. Além disso, mais de dois terços dos entrevistados relataram que recomendariam o serviço de saúde para outras pessoas. Contudo, apenas metade dos entrevistados relatou ter sido orientado sobre a importância do retorno ao serviço de Saúde Auditiva. Conclusão: o estudo revelou que a maioria dos usuários relatou estar satisfeito com a rede e a assistência prestada, bem como tiveram suas expectativas atendidas. O instrumento proposto atendeu aos objetivos, pois possibilitou a mensuração da satisfação dos usuários da Rede de Saúde Auditiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Cristina de Oliveira Mares Guia, Universidade Federal de Minas Gerais

Programa de Pós-Graduação em Ciências Fonoaudiológicas (mestrado) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.

Andrezza Gonzalez Escarce, Universidade Federal de Minas Gerais

Programa de Pós-Graduação em Ciências Fonoaudiológicas (mestrado) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.

Publicado

2016-10-19

Como Citar

Guia, A. C. de O. M., Neto, R. de O., Escarce, A. G., & Lemos, S. M. A. (2016). Rede de Atenção à Saúde Auditiva: perspectiva e satisfação do usuário. Distúrbios Da Comunicação, 28(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/28938

Edição

Seção

Artigos