Rede de Atenção à Saúde Auditiva: perspectiva e satisfação do usuário
Palavras-chave:
Audição, Satisfação do Paciente, Serviços de Saúde, Atenção à Saúde, Avaliação de Programas e Projetos de SaúdeResumo
Introdução: A análise da satisfação da pessoa com deficiência auditiva com a atenção à saúde é de suma importância. Objetivo: descrever a satisfação dos usuários da Rede de Atenção à Saúde Auditiva quanto às condições de assistência, acesso e utilização dos serviços. Método: estudo observacional descritivo transversal composto por 228 usuários de Serviços de Saúde Auditiva. A coleta de dados foi realizada em 34 municípios das microrregiões de Sete Lagoas e Curvelo em Minas Gerais por meio da aplicação de roteiro estruturado. Resultados: a avaliação da satisfação teve resultado superior a 80% em todos os itens avaliados. Além disso, mais de dois terços dos entrevistados relataram que recomendariam o serviço de saúde para outras pessoas. Contudo, apenas metade dos entrevistados relatou ter sido orientado sobre a importância do retorno ao serviço de Saúde Auditiva. Conclusão: o estudo revelou que a maioria dos usuários relatou estar satisfeito com a rede e a assistência prestada, bem como tiveram suas expectativas atendidas. O instrumento proposto atendeu aos objetivos, pois possibilitou a mensuração da satisfação dos usuários da Rede de Saúde Auditiva.
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Copyright (c) 2016 Ana Cristina de Oliveira Mares Guia, Raimundo de Oliveira Neto, Andrezza Gonzalez Escarce, Stela Maris Aguiar Lemos
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