Sarcoma sinovial da laringe: Relato de caso sob a perspectiva da deglutição, voz e qualidade de vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i2p270-276

Palavras-chave:

Neoplasias de cabeça e pescoço, Laringectomia, Disfagia, Voz, Pediatria

Resumo

Introdução: O sarcoma sinovial é um tumor agressivo comumente encontrado nos membros inferiores e raramente descrito na laringe. A literatura recomenda tratamento multimodal com radioterapia, quimioterapia e laringectomia total. Objetivo: Descrever os impactos funcionais e de qualidade de vida em voz e deglutição de um adolescente que desenvolveu um sarcoma sinovial monofásico da laringe. Método: Adolescente de 16 anos que desenvolveu um sarcoma sinovial monofásico da laringe na infância, submetido a uma aritenoidectomia extendida por acesso laringofaríngeo associado à radioquimioterapia aos 11 anos de idade. O tratamento oncológico menos agressivo foi adequado para o controle oncológico e resultados funcionais do caso aqui descrito, apresentando voz com qualidade satisfatória e via oral exclusiva. A avaliação endoscópica demonstrou uma laringe com proporções infantis, revelando a interrupção do crescimento no momento do tratamento. O paciente apresenta sobrevida de 5 anos e 6 meses, superior à sobrevida média de dois anos descrita na literatura, referindo boa qualidade de vida. Conclusão: O adolescente apresenta controle oncológico e resultados funcionais de voz e deglutição satisfatórios, sem grandes interferências em sua qualidade de vida. O suporte familiar e atendimento multiprofissional especializado demonstraram-se primordiais.

  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andressa Silva Freitas, Instituto Nacional de Câncer (INCA)

  

Guilherme Maia Zica, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Instituto Nacional de Câncer (INCA)

Graduando de Fonoaudiologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Iniciação Científica do LABORATÓRIO INTERDISCIPLINAR DE CABEÇA E PESCOÇO (LICEP) do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Membro do GRUPO DE ESTUDOS EM DEGLUTIÇÃO E FONOAUDIOLOGIA ONCOLÓGICA (GEDFON) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Presidente e Fundador da Liga de Fononcologia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (LIAFONCO UFF).  

Bárbara Luiza Marinho da Silva, Instituto Nacional de Câncer (INCA)

  

Nathalia Grigorovski de Almeida Kuyven, Instituto Nacional de Câncer (INCA)

  

Fernando Luiz Dias, Instituto Nacional de Câncer (INCA)

  

Izabella Costa Santos, Instituto Nacional de Câncer (INCA)

  

Publicado

2020-06-26

Como Citar

Freitas, A. S., Zica, G. M., Silva, B. L. M. da, Kuyven, N. G. de A., Dias, F. L., & Santos, I. C. (2020). Sarcoma sinovial da laringe: Relato de caso sob a perspectiva da deglutição, voz e qualidade de vida. Distúrbios Da Comunicação, 32(2), 270–276. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i2p270-276

Edição

Seção

Artigos