Erros Residuais de Fala – estudo preliminar sobre características dos sistemas fonético/fonológico em falantes do Português Brasileiro

Autores

  • Patrícia Daniele de Alexandre Associação Helen Keller, Caxias do Sul - RS
  • Bárbara Costa Beber Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Roberta Freitas Dias Faculdade Fátima

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i4p649-657

Palavras-chave:

Criança, Desenvolvimento infantil, Fala, Transtorno fonológico, Distúrbios da fala

Resumo

Introdução: Erros residuais de Fala podem ser caracterizados como resquícios de um importante atraso de fala pregresso. Objetivo: Apresentar dados preliminares, relativos ao sistema fonético/fonológico de um grupo de sujeitos com Erros Residuais de Fala. Métodos: Estudo transversal, quantitativo, realizado a partir de um levantamento de dados de prontuários de 39 sujeitos com Erros Residuais de Fala, com idade igual ou superior a nove anos. Foram analisadas informações como alterações segmentais de fala, caracterizadas por distorções e processos fonológicos, idade e sexo. As variáveis foram organizadas em uma planilha do Excel e submetidas à análise estatística. Resultados: A amostra ficou formada predominantemente por meninos, na faixa etária dos nove e dez anos. Notou-se maior ocorrência de processos fonológicos envolvendo os fonemas fricativos /ʃ/ e /ʒ/, a líquida /r/ e redução de encontro consonantal. Em relação ao sistema fonético, identificaram-se, principalmente, distorções envolvendo os fones [r], [s] e [X]. Observou-se diferença estatisticamente significante, para a redução de encontro consonantal, envolvendo o fonema /l/ pelo sexo feminino e substituição do fonema /s/ entre as faixas etárias, com porcentagem de erros maior para a faixa etária dos 11-12 anos. Conclusão: Os Erros Residuais de Fala ocorreram em maior porcentagem na faixa etária dos nove e dez anos, em meninos. Tais erros podem ser caracterizados por processos fonológicos e/ou distorções fonéticas, envolvendo fricativas e líquidas.

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Biografia do Autor

Patrícia Daniele de Alexandre, Associação Helen Keller, Caxias do Sul - RS

Fonoaudióloga da Associação Helen Keller, Caxias do Sul-RS.

Bárbara Costa Beber, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Professora do Departamento de Fonoaudiologia da UFCSPA.

Roberta Freitas Dias, Faculdade Fátima

Professora do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade Fátima.

Publicado

2020-11-25

Como Citar

Alexandre, P. D. de, Beber, B. C., & Dias, R. F. (2020). Erros Residuais de Fala – estudo preliminar sobre características dos sistemas fonético/fonológico em falantes do Português Brasileiro. Distúrbios Da Comunicação, 32(4), 649–657. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i4p649-657

Edição

Seção

Artigos