Inter-relações entre aquisição fonológica e lexical: um estudo longitudinal
Palavras-chave:
criança, desenvolvimento da linguagem, vocabulário, fala.Resumo
Introdução: conhecer a aquisição linguística típica é fundamental para compreender o desviante. Assim, inter-relações entre os componentes da linguagem são pontos importantes a serem explorados. Objetivo: verificar como se dá a aquisição fonológica e lexical, bem como possíveis inter-relações entre estes subsistemas da linguagem, utilizando como parâmetro o número de sons adquiridos no sistema fonológico e o número de types e tokens dos itens lexicais de uma criança acompanhada longitudinalmente a partir de um ano e cinco meses até os dois anos de idade. Material e método: O estudo contou com a menina M.E. Previamente às coletas de dados, foram realizadas avaliações para verificar aspectos do desenvolvimento global e de linguagem. As coletas consistiram de filmagens com 20 minutos de duração, de interações da primeira autora com a criança com intervalos de 13 a 21 dias. Durante as interações, uma caixa com brinquedos diversos era disponibilizada. Os dados foram analisados por meio de transcrição fonética dos enunciados da criança. Quanto à fonologia, analisaram-se os sons adquiridos no sistema fonológico, e, para o léxico, contabilizaram-se os types e tokens. Resultados e conclusões: a fonologia de M.E melhorou ao longo das sessões, porém com regressões e presença de curva em U. Os tokens superaram os types e houve aumento de ambos conforme o aumento da idade. As relações types/tokens variaram pouco entre as filmagens. Quanto às inter-relações entre desenvolvimento fonológico e lexical, ambos melhoraram com o aumento da idade, mostrando que a aquisição de novas palavras fornece pistas à aquisição de novos sons e vice-versa.
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Copyright (c) 2014 Fernanda Marafiga Wiethan, Helena Bolli Mota
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