Inter-relações entre aquisição fonológica e lexical: um estudo longitudinal

Autores

  • Fernanda Marafiga Wiethan Universidade Federal de Santa Maria
  • Helena Bolli Mota Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

criança, desenvolvimento da linguagem, vocabulário, fala.

Resumo

Introdução: conhecer a aquisição linguística típica é fundamental para compreender o desviante. Assim, inter-relações entre os componentes da linguagem são pontos importantes a serem explorados. Objetivo: verificar como se dá a aquisição fonológica e lexical, bem como possíveis inter-relações entre estes subsistemas da linguagem, utilizando como parâmetro o número de sons adquiridos no sistema fonológico e o número de types e tokens dos itens lexicais de uma criança acompanhada longitudinalmente a partir de um ano e cinco meses até os dois anos de idade. Material e método: O estudo contou com a menina M.E. Previamente às coletas de dados, foram realizadas avaliações para verificar aspectos do desenvolvimento global e de linguagem. As coletas consistiram de filmagens com 20 minutos de duração, de interações da primeira autora com a criança com intervalos de 13 a 21 dias. Durante as interações, uma caixa com brinquedos diversos era disponibilizada. Os dados foram analisados por meio de transcrição fonética dos enunciados da criança. Quanto à fonologia, analisaram-se os sons adquiridos no sistema fonológico, e, para o léxico, contabilizaram-se os types e tokens. Resultados e conclusões: a fonologia de M.E melhorou ao longo das sessões, porém com regressões e presença de curva em U. Os tokens superaram os types e houve aumento de ambos conforme o aumento da idade. As relações types/tokens variaram pouco entre as filmagens. Quanto às inter-relações entre desenvolvimento fonológico e lexical, ambos melhoraram com o aumento da idade, mostrando que a aquisição de novas palavras fornece pistas à aquisição de novos sons e vice-versa.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fernanda Marafiga Wiethan, Universidade Federal de Santa Maria

Fonoaudióloga, Mestre e Doutoranda em Distúrbios da Comunicação Humana na Universidade Federal de Santa Maria

Helena Bolli Mota, Universidade Federal de Santa Maria

Fonoaudióloga, Doutora em Linguística Aplicada pela PUCRS, docente do curso de Fonoaudiologia e do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana da UFSM

Downloads

Publicado

2014-09-12

Como Citar

Wiethan, F. M., & Mota, H. B. (2014). Inter-relações entre aquisição fonológica e lexical: um estudo longitudinal. Distúrbios Da Comunicação, 26(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/16414

Edição

Seção

Artigos