Análise da produção de narrativa escrita de escolares do ensino fundamental

Autores

  • Maria Thereza Mazorra dos Santos Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP – São Paulo (SP), Brasil.
  • Debora Maria Befi-Lopes Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP – São Paulo (SP), Brasil.

Palavras-chave:

Estudos de Linguagem, Testes de Linguagem, Escrita Manual, Redação, Educação e Aprendizagem.

Resumo

Objetivo: Analisar e caracterizar a narrativa escrita por meio de protocolo elaborado para este estudo. Método: Participaram 82 alunos de 4º ano do Ensino Fundamental (EF) de escolas públicas e privadas da região Oeste da Grande São Paulo, faixa etária de 9,0 a 10,2 anos de idade. A redação foi escrita a partir de estímulo visual e analisada pelo Protocolo de Análise de Redação, que consiste de três categorias de análise: Convenções Contextuais, Linguagem Contextual e Elaboração da História. Em todas as categorias, os critérios analisados recebiam uma pontuação que variou de 0 a 3. Foi realizada análise estatística descritiva da pontuação obtida nos critérios de análise. Para formar grupos homogêneos de indivíduos, utilizamos a técnica de Análise de Agrupamentos. O nível de significância para todas as análises inferenciais foi de p=0,05. Resultados: A pontuação média encontrada em Convenções Contextuais foi 5,0; em Linguagem Contextual foi 21,2 e em Elaboração da História foi 11,2. Conclusão: Os resultados obtidos nas três categorias de análise indicam que, apesar de não dominarem todo o esquema de narrativa escrita, a maioria dos alunos de 4º ano do EF apresentou um conhecimento linguístico que lhes permitiu transmitir ideias originais em forma de histórias. O protocolo se mostrou uma ferramenta prática para avaliação minuciosa dos aspectos envolvidos na elaboração da redação. A análise por agrupamentos permitiu verificar quantitativa e qualitativamente a capacidade de geração de texto de crianças de 4º ano do EF auxiliando a compreensão das variações individuais no desenvolvimento de escrita de textos.

 

 

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Biografia do Autor

Maria Thereza Mazorra dos Santos, Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP – São Paulo (SP), Brasil.

Fonoaudióloga clínica, formada pela UNIFESP em 1977. Mestre em Distúrbios da Comunicação pela UNIFESP em 1992. Doutora em Linguística pela FFLCH-USP em 2007.

Debora Maria Befi-Lopes, Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP – São Paulo (SP), Brasil.

Fonoaudióloga. Livre-docente em Fonoaudiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Professora Associada 3 do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da FMUSP.

Publicado

2016-07-06

Como Citar

Santos, M. T. M. dos, & Befi-Lopes, D. M. (2016). Análise da produção de narrativa escrita de escolares do ensino fundamental. Distúrbios Da Comunicação, 28(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/26658

Edição

Seção

Artigos