Probabilidade geométrica: um contexto para a modelização e a simulação de situações aleatórias com Cabri.

Autores

  • Cileda de Queiroz e Silva Coutinho PUC-SP

Palavras-chave:

ensino, probabilidade, simulação, modelagem.

Resumo

Este artigo propõe um estudo sobre as condições didáticas que podem ser colocadas em funcionamento quando o primeiro contato com situações aleatórias é feito por um processo de modelagem, utilizando o modelo de Urna de Bernoulli. Esse enfoque torna a aprendizagem acessível para alunos de 14-15 anos (ensino fundamental). O software Cabri-géomètre II é utilizado como um ambiente informatizado para simulação do jogo “Franc-Carreau”, principal atividade proposta para os alunos em nossa engenharia didática. Abstract This paper proposes a study about the didactic conditions that can come into operation when the first contact with random situations occurs by means of a modeling process, using Urna de Bernoulli’s model. This way of learning is accessible to 14/15-year-old pupils. The software Cabri-géomètre II is used as an empirical computation environment for the simulation of the game “Franc-Carreau”, the main activity proposed to pupils in our didactic engineering. Key-words: Learning; probability; simulation; modeling.

Metrics

PDF views
1,742
Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026212
|

Downloads

Publicado

2011-01-02

Como Citar

COUTINHO, C. de Q. e S. Probabilidade geométrica: um contexto para a modelização e a simulação de situações aleatórias com Cabri. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 7, n. 2, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/4700. Acesso em: 19 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos