Concepções prévias e Formação Continuada em Modelagem Matemática

um olhar para essa relação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i1p289-318

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Concepções prévias, Formação Continuada

Resumo

Este artigo decorre da hermenêutica que efetuamos do revelado nas categorias que emergiram da dissertação do primeiro autor sob orientação do segundo. Naquele momento, nossa interpretação se dirigiu a como as concepções prévias de um grupo de professores operaram quando se encontraram com a  formação em Modelagem Matemática segundo suas concepções sobre distintos núcleos de ideia. Neste momento, fizemos um caminho inverso, direcionamos nosso olhar para os distintos modos que essas concepções operaram e apontamos os aspectos desses núcleos de ideia que convergiram para este modo de operar, em outras palavras, realizamos uma meta-análise das categorias emergentes na dissertação a partir da qual a categorizamos em dois grandes núcleos. Nesse sentido, efetuamos uma pesquisa qualitativa sob um enfoque fenomenológico conduzida pela interrogação: O que se mostra das concepções prévias dos professores para sua formação continuada em Modelagem Matemática? O ato interpretativo nos conduz dizer que as concepções prévias dos professores apontam um caminho a seguir, de modo que as formações continuadas em Modelagem Matemática alcancem seus objetivos, ou seja, a adoção da Modelagem Matemática pelos professores da Educação Básica.

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Biografia do Autor

Marcio Virginio da Silva, Secretária Estadual de Educação do Paraná

Professor contratado da SEED - Secretária Estadual de Educação do Paraná. Psicopedagogo na Clínica Bem Estar Corpo e Mente. Mestre em Educação pela UNIOESTE
(2017). Possui graduação em física pela UNIMES (Universidade Metropolitana de Santos) (2015), em matemática pelo CTESOP (Centro Técnico-Educacional Superior do
Oeste Paranaense) (2007). É especialista em Educação Matemática pelo CTESOP (Centro Técnico-Educacional Superior do Oeste Paranaense) (2008). É especialista em
Psicopedagogia-Educacional e Clínica pela CTESOP (Centro Técnico-Educacional Superior do Oeste Paranaense) (2009). Especialista em Sociedade Inclusiva e Educação
Especial pelo CTESOP (Centro Técnico-Educacional Superior do Oeste Paranaense)(2011).

Tiago Emanuel Klüber, Unioeste

ossui graduação em Matemática (2004) e especialização em Docência no Ensino Superior (2006) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. É mestre em Educação (2007) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG e doutor em Educação Científica e Tecnológica (2012) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pesquisa nas áreas de Educação e Ensino, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática, Formação de Professores, Epistemologia. Compôs o corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, PPGE, Campus Cascavel, entre 2013 e 2016, passando a colaborador em 2017-2018. Compôs o corpo docente permanente do Pós-Graduação em Ensino, PPGEn, Campus Foz do Iguaçu, 2014-2017 e passou à atuar como colaborador em 2018. Membro e vice-coordenador (2012-2015 e 2015-2018) do GT-10 Modelagem Matemática, da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, SBEM. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática da Unioeste, nível de mestrado e doutorado (CAPES, conceito 4), campus Cascavel.

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Publicado

2022-04-22

Como Citar

SILVA, M. V. da; KLÜBER, T. E. Concepções prévias e Formação Continuada em Modelagem Matemática: um olhar para essa relação. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 24, n. 1, p. 289–318, 2022. DOI: 10.23925/1983-3156.2022v24i1p289-318. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/52443. Acesso em: 19 dez. 2024.