Concepções prévias e Formação Continuada em Modelagem Matemática
um olhar para essa relação
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i1p289-318Palavras-chave:
Modelagem Matemática, Concepções prévias, Formação ContinuadaResumo
Este artigo decorre da hermenêutica que efetuamos do revelado nas categorias que emergiram da dissertação do primeiro autor sob orientação do segundo. Naquele momento, nossa interpretação se dirigiu a como as concepções prévias de um grupo de professores operaram quando se encontraram com a formação em Modelagem Matemática segundo suas concepções sobre distintos núcleos de ideia. Neste momento, fizemos um caminho inverso, direcionamos nosso olhar para os distintos modos que essas concepções operaram e apontamos os aspectos desses núcleos de ideia que convergiram para este modo de operar, em outras palavras, realizamos uma meta-análise das categorias emergentes na dissertação a partir da qual a categorizamos em dois grandes núcleos. Nesse sentido, efetuamos uma pesquisa qualitativa sob um enfoque fenomenológico conduzida pela interrogação: O que se mostra das concepções prévias dos professores para sua formação continuada em Modelagem Matemática? O ato interpretativo nos conduz dizer que as concepções prévias dos professores apontam um caminho a seguir, de modo que as formações continuadas em Modelagem Matemática alcancem seus objetivos, ou seja, a adoção da Modelagem Matemática pelos professores da Educação Básica.
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