Uma investigação sobre as concepções de letramento financeiro de professores de Matemática em três cidades com o suporte do CHIC

Autores

  • Fabiano dos Santos Souza Universidade Federal FluminenseFaculdade de EducaçãoDepartamento de Educação, Sociedade e Conhecimento http://orcid.org/0000-0002-5474-7009
  • Tiago Vanini Vieira Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São José - Rede Pública Estadual do Espírito Santo Mestrado em Ensino - UFF https://orcid.org/0000-0003-4332-0939
  • Marco Aurélio Kistemann Junior Universidade Federal de Juiz de Fora, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática.Rua José Lourenço Kelmer, s/nSão Pedro36036900 - Juiz de Fora, MG - BrasilTelefone: (32) 21023308URL da Homepage: http://www.mat.ufjf.br/ https://orcid.org/0000-0002-8970-3954

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i2p016-046

Palavras-chave:

Educação Financeira, Letramento Financeiro, Análise de Similaridade, Software CHIC.

Resumo

Neste artigo averíguam-se as características do processo de formação inicial e atuação de 27 professores de matemática de educação básica quanto à educação financeira e o letramento. Os dados obtidos foram por meio de um questionário contendo 27 questões fechadas e 14 abertas, que foram analisados utilizando-se a metodologia de análise de similaridade com o suporte do software CHIC (Classificação Hierárquica, Implicativa e Coesitiva). No que tange especificamente à formação dos professores, em relação à educação financeira, há indícios que ocorreu de forma superficial. A análise também evidencia o fato de que a educação financeira ainda é muito confundida com a matemática financeira, sendo abordada em sala de aula de maneira muito superficial, apenas com conceitos básicos, sem a promoção da construção do letramento e consciência financeira dos alunos. Defende-se uma formação em serviço aos educadores matemáticos, com temáticas relacionadas à educação financeira escolar de acordo com as diretrizes da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) e das orientações da Base Nacional Comum Curricular Brasileira (BNCC).

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Biografia do Autor

Fabiano dos Santos Souza, Universidade Federal FluminenseFaculdade de EducaçãoDepartamento de Educação, Sociedade e Conhecimento

FABIANO SOUZA é Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Professor Adjunto III da Universidade Federal Fluminense - UFF. Lotado no Departamento de Sociedade, Educação e Conhecimento (SSE) da Faculdade de Educação (FEUFF). Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino (PPGEn-UFF-INFES). Atual coordenador do Subprojeto Interdisciplinar de Matemática e Física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) a ser iniciado em 2020. Foi coordenador do Subprojeto de Matemática do Programa Institucional da Residência Pedagógica da UFF (2018 - 2020). Foi integrante da equipe de professores da Especialização em Ensino de Matemática do Instituto de Matemática e Estatística da UFF (IME) de 2012 a 2018. Foi Coordenador Adjunto na IES (UFF) do Curso de Especialização em Gestão Escolar (UFF/SEB/MEC/Ead - 2015-2017) - Escola de Gestores. Mestre em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em março de 2007. Atua nas áreas de Educação Matemática, Educação Estatística e Financeira, Formação de Professores e Políticas Educacionais. É líder do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem em Matemática e Estatística. Atual membro dos Grupos de Pesquisas: (i) Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Educação - GRUPPE - FEUFF; (ii) Grupo de Pesquisa em Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática - PEAMAT da PUC-SP. Trabalha como membro do Grupo de Trabalho, o GT 12 - Ensino de Probabilidade e Estatística - (Educação Estatística), grupo que desenvolve pesquisas sobre Educação Estatística, filiado à Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM. Secretário da SBEM-RJ gestão (2013 - 2015).

Tiago Vanini Vieira, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São José - Rede Pública Estadual do Espírito Santo Mestrado em Ensino - UFF

TIAGO VIEIRA é Mestre em Ensino pela Universidade Federal Fluminense (2019). Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2014). Tem experiência na área de Matemática e Física e interesse em pesquisas na área de Educação Financeira. Atua na Educação Básica desde 2014, com foco em Ensino Médio e Cursinho Pré - Vestibular.

Marco Aurélio Kistemann Junior, Universidade Federal de Juiz de Fora, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática.Rua José Lourenço Kelmer, s/nSão Pedro36036900 - Juiz de Fora, MG - BrasilTelefone: (32) 21023308URL da Homepage: http://www.mat.ufjf.br/

Pesquisador e Líder do Grupo Pesquisa de Ponta (UFJF) e Pesquisador Colaborador do Grupo PEA-MAT-Processo de Ensino-aprendizagem da Matemática (CNPq) na Escola Básica da PUC-SP, possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1999) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) com tema de pesquisa na área de Formação de Professores, Análise de erros e Avaliação em Matemática. Concluiu em 3 anos o Doutorado na Universidade Estadual Paulista (UNESP-Rio Claro- 2011) em Educação Matemática com tema referente à Educação Financeira, Produção de Significados e Educação Matemática Crítica. 

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Publicado

2021-09-01

Como Citar

SOUZA, F. dos S.; VIEIRA, T. V.; JUNIOR, M. A. K. Uma investigação sobre as concepções de letramento financeiro de professores de Matemática em três cidades com o suporte do CHIC. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 23, n. 2, p. 016–046, 2021. DOI: 10.23925/1983-3156.2021v23i2p016-046. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/52865. Acesso em: 22 dez. 2024.