Vertentes sobre a Modelagem Matemática e o letramento matemático a partir de uma revisão bibliográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i2p218-244

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Letramento Matemático, Competências do letramento matemático, Revisão bibliográfica sistemática.

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar, a partir de uma revisão bibliográfica sistemática realizada em bases de buscas nacionais e internacionais, possíveis vertentes sobre a modelagem matemática e o letramento matemático. Norteados pela questão “Como o letramento matemático aparece em pesquisas envolvendo a modelagem matemática?”, o mapeamento realizado apontou para 20 trabalhos que atendem nossa interrogação. A pesquisa possui natureza qualitativa e para tratamento e análise dos dados utilizou-se a análise textual discursiva, que possibilitou a emergência de três categorias que atendem a questão norteadora: i) Competências matemáticas e competências do letramento são desenvolvidas e/ou requeridas por meio de atividades de modelagem matemática; ii) o letramento matemático tem a modelagem matemática como uma de suas competências; iii) As competências do letramento matemático e as competências matemáticas são analisadas/avaliadas em provas por meio da modelagem matemática. Com base nessas categorias, conclui-se a presença da modelagem matemática no letramento matemático, indicando que o desenvolvimento de atividades de modelagem promove as competências do letramento matemático.

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Biografia do Autor

Emilly Gonzales Jolandek, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Matemática e Mestre em Ensino de Ciência e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Doutoranda em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Bolsista CAPES

Lilian Akemi Kato, Universidade Estadual de Maringá

Professora Drª do Departamento de Matemática e da Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado

2021-09-01