Vertentes sobre a Modelagem Matemática e o letramento matemático a partir de uma revisão bibliográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i2p218-244

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Letramento Matemático, Competências do letramento matemático, Revisão bibliográfica sistemática.

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar, a partir de uma revisão bibliográfica sistemática realizada em bases de buscas nacionais e internacionais, possíveis vertentes sobre a modelagem matemática e o letramento matemático. Norteados pela questão “Como o letramento matemático aparece em pesquisas envolvendo a modelagem matemática?”, o mapeamento realizado apontou para 20 trabalhos que atendem nossa interrogação. A pesquisa possui natureza qualitativa e para tratamento e análise dos dados utilizou-se a análise textual discursiva, que possibilitou a emergência de três categorias que atendem a questão norteadora: i) Competências matemáticas e competências do letramento são desenvolvidas e/ou requeridas por meio de atividades de modelagem matemática; ii) o letramento matemático tem a modelagem matemática como uma de suas competências; iii) As competências do letramento matemático e as competências matemáticas são analisadas/avaliadas em provas por meio da modelagem matemática. Com base nessas categorias, conclui-se a presença da modelagem matemática no letramento matemático, indicando que o desenvolvimento de atividades de modelagem promove as competências do letramento matemático.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Emilly Gonzales Jolandek, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Matemática e Mestre em Ensino de Ciência e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Doutoranda em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Bolsista CAPES

Lilian Akemi Kato, Universidade Estadual de Maringá

Professora Drª do Departamento de Matemática e da Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá.

Referências

Ahtee, M., Lavonen, J., & Pehkonen, E. (2008). Reasons behind the Finnish success in Science and Mathematics in PISA tests. Problems of Education in the 21st Century, 6, 18.

Almeida, L. M. W. de, & Silva, H. C. da. (2015). A matematização em atividades de modelagem matemática. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 8(3), 207-227.

Altun, M., & Bozkurt, I. (2017). A New Classification Proposal for Mathematical Literacy Problems. Education & Science/Egitim ve Bilim, 42(190)

Anjos, J. S. V., & Paiva, K. S. (2020). Uma experiência com modelagem matemática, letramento científico e BNCC (pp. 126-141). In Souza, E. S. R. et al. Modelagem matemática na educação amazônica. Rfb Editora.

Ares, J. B., Blanco, M. F., & Portugal, M. S. (2016). Competencia matemática de los alunos en el contexto de una modelización: aceite y agua. Revista latinoamericana de investigación en matemática educativa, 19(2), 135-164.

Blum, W. (1996). AnwendungsbezügeimMathematikunterricht – Trends und Perspektiven. SchriftenreiheDidaktik der Mathematik, 23, 15-38.

Bulkova, K; Medova, J; Ceretkova, S. (2018). Students’ competencies in mathematical proofs. In Edulearn 18. 10th International Conference on Education and New Learning Technology (Palma, 2nd-4th of July, 2018): conference proceedings (pp. 5650-5657). IATED Academy.

Coutinho, C. P. (2015) Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas. Leya.

Fernandes, F. L. P. (2019). Práticas de letramento de professores de matemática em formação na licenciatura em educação do campo. (Tese de Doutorado).

Fick, C. R. (2015). Modelagem nas ciências e matemática: das ideias às expressões dos estudantes de ensino fundamental. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Porto Alegre.

Gabriel, F., Signolet, J., & Westwell, M. (2018). A machine learning approach to investigating the effects of mathematics dispositions on mathematical literacy, International Journal of Research & Method in Education, 41(3), 306-327.

Hankeln, C., Adamek, C., & Greefrath, G. (2019). Assessing Sub-competencies of Mathematical Modelling – Development of a New Test Instrument. In Lines of inquiry in mathematical modelling research in education (p. 143-160). Springer, Cham.

Kanthawat, C., Supap, W., & Klin-Eam, C. (2019). The development of grade 11 students’ mathematical literacy on sequences and series using mathematical modelling. In Journal of Physics: Conf. Series, 1-6.

Lorin, A. P. Z. (2015). Competências dos alunos em atividades de Modelagem matemática. (Dissertação de Mestrado). Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina, Londrina.

Maass, K. et al. (2019). The role of mathematics in interdisciplinary STEM education. ZDM, 1-16.

Mendes, L. O. R., & Pereira, A. L. (2020). Revisão sistemática na área de Ensino e Educação Matemática: análise do processo e proposição de etapas Systematic review in the area of Mathematical Education and Teaching: analysis of the process and proposal of steps. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, 22(3), 196-

-228.

Meyer, J. F. C. A., Caldeira, A. D., & Malheiros, A. P. S. (2017). Modelagem em Educação Matemática (3a ed., ). Belo Horizonte: Autêntica Editora.

Moraes, R, & Galiazzi, M. C. (2016). Análise Textual Discursiva (3a ed., 264 p.). Ijuí: Editora Unijuí..

Neumann, I. et al. (2013). Modeling and assessing mathematical competence over the lifespan. Journal for educational research online, 5(2), 80-109.

Niss, M. (1999). Kompetencer og uddannelsesbeskrivelse. Uddannelse, 9, 21-29.

Niss, M. (2003). Mathematical competencies and the learning of mathematics: The Danish KOM project (pp. 115-124). In 3rd Mediterranean conference on mathematical education.

Niss, M. (2014). Mathematical competencies and PISA (pp. 35-55). In Assessing mathematical literacy. Springer, Cham.

North, M. (2017). In Pursuit of an Orientation for Life-preparation: A Case Study of the Subject Mathematical Literacy in South Africa, African Journal of Research in Mathematics, Science and Technology Education.

OCDE. (1999). Organisation for Economic Cooperation and Development. Measuring student knowledge and skills: a new framework for assessment. Paris: OECD.

OCDE. (2016). Brasil no PISA 2015: análises e reflexões sobre o desempenho dos estudantes brasileiros/ OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. São Paulo: Fundação Santillana.

PRISMA. (2015). Transparent reporting of systematic reviews and meta-analyses. http://www.prisma-statement.org/.

Rizki, L. M., & Priatna, N. (2019). Mathematical literacy as the 21st century skill. In Journal of Physics: Conference Series. IOP Publishing.

Sampaio, R. F., & Mancini, M. C. (2007) Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Rev. bras. fisioter., 11(1), 83-89.

Santos, J. dos, Neves, F. P. de L., & Madruga, Z. E. de F. (2020). Modelagem matemática e o funcionamento do velocímetro. Revista Intersaberes, 15(34).

Santos, A. L. M. dos. (2017). Modelação matemática como método de ensino para o ENEM. (Dissertação Mestrado Profissional). Universidade Federal do Tocantins – Câmpus Universitário de Arraias.

Scheller, M. (2017). Modelagem & Linguagem Científica no Ensino Médio. (Tese de Doutorado). Educação em Ciências e Matemática. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Porto Alegre.

Selong, L. M. (2013). Modelação matemática e alfabetização científica da educação básica. (Dissertação de Mestrado). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Sodré, G. J. M., & Guerra, R. B. (2018). O ciclo investigativo de modelagem matemática – The investigative cycle in mathematical modeling. Educação Matemática Pesquisa, 20(3).

Sostisso, A. F. (2014). Modelação matemática: competência científica de uma licenciatura em matemática. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Porto Alegre

Souza, E. S. R. (2018). Modelagem matemática gerando ambiente de alfabetização científica: discussões no ensino de física. (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Mato Grosso/Universidade Federal do Pará, Belém.

Downloads

Publicado

2021-09-01

Como Citar

GONZALES JOLANDEK, E.; AKEMI KATO, L. Vertentes sobre a Modelagem Matemática e o letramento matemático a partir de uma revisão bibliográfica. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 23, n. 2, p. 218–244, 2021. DOI: 10.23925/1983-3156.2021v23i2p218-244. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/53288. Acesso em: 22 nov. 2024.