Aplicação da proporcionalidade direta à resolução de uma situação do quotidiano por futuros professores dos primeiros anos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i2p076-098

Palavras-chave:

Proporcionalidade direta, Futuros professores, Primeiros anos escolares

Resumo

Neste artigo estuda-se a compreensão de estudantes, futuros professores dos primeiros anos, sobre a aplicação do conceito de proporcionalidade direta à resolução de uma situação do quotidiano, quando o uso de uma ou de duas expressões de proporcionalidade direta simultaneamente é requerido. Participaram no estudo 72 estudantes do 1.º ano do curso de Licenciatura em Educação Básica de uma universidade do norte de Portugal. Os dados foram obtidos através da aplicação de um questionário, versando os conceitos de razão, proporção e proporcionalidade direta. Aqui, neste trabalho, explora-se uma das várias tarefas do questionário, aquela que se refere à aplicação da proporcionalidade direta à resolução de uma situação-problema do quotidiano. Em termos dos principais resultados obtidos, salienta-se um melhor desempenho na situação cuja resolução requer o uso de apenas uma expressão de proporcionalidade direta, o qual diminui muito quando a situação requer o uso simultâneo de duas expressões de proporcionalidade direta e, mais ainda, quando se acrescenta a inversão de operações aritméticas. Portanto, destaca-se a necessidade de confrontar estes futuros professores com situações cuja resolução requer a aplicação simultânea de mais de uma expressão de proporcionalidade direta.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José António Fernandes, Universidade do Minho

Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didáctica e Supervisão

Referências

Berenson, S., Oldham, E., Price, E., & Leite, L. (2013). Investigating representations of ratio among prospective mathematics and science teachers: an international study. In Proceedings of the 37th Annual ATEE Conference (pp. 78-92). Brussels, Belgium: ATEE.

Beswick, K. (2011). Make your own paint chart: a realistic context to develop proportional reasoning with ratios. Australian Mathematics Teacher, 67(1), 6-11.

Burgos, B., Godino, J. D., Giacomone, B., & Beltrán-Pellicer, P. (2018). Competencia de análisis epistémico de tareas de proporcionalidad de futuros profesores. Acta Latinoamericana de Matemática Educativa, 31(1), 706-713.

Burgos, M., & Godino, J. D. (2020a). Semiotic conflicts in the learning of proportionality: Analysis of a teaching experience in primary education. International Electronic Journal of Mathematics Education, 15(3), em0588.

Burgos, M., & Godino, J. D. (2020b). Modelo ontosemiótico de referencia de la proporcionalidad: Implicaciones para la planificación curricular en primaria y secundaria. Avances de Investigación en Educación Matemática (AIEM), 18, 1–20.

Fernandes, J. A., & Leite, L. (2015). Compreensão do conceito de razão por futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade. Bolema, 29(51), 241-262.

Fernandes, J. A., Barros, P. M., & Gonçalves, G. (2019). Resolver problemas envolvendo razões e proporções por futuros professores dos primeiros anos. In M. V. Pires, C. Mesquita, R. P. Lopes, E. M. Silva, G. Santos, R. Patrício, & L. Castanheira (Eds.), IV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): Livro de atas (pp. 394-405). Bragança: Instituto Politécnico de Bragança.

Fernandes, J. A., Barros, P. M., & Gonçalves, G. (2020). Resolução de uma tarefa de proporcionalidade por futuros professores dos primeiros anos escolares. In R. P. Lopes, C. Mesquita, E. M. Silva, & M. V. Pires (Eds.), V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas (pp. 418-429). Bragança: Instituto Politécnico de Bragança.

Godino, J. D., & Batanero, C. (1994). Significado institucional y personal de los objetos matemáticos. Recherches en Didactique des Mathématiques, 14(3), 325-355.

Lamon, S. J. (2007). Rational numbers and proportional reasoning: Toward a theoretical framework for research. In F. K. Lester (Ed.), Second handbook of research on mathematics teaching and learning (pp. 629-667). Charlotte, NC: Information Age Publishing.

Leite, L., Fernandes, J. A., Viseu, F., & Gea, M. M. (2016). Prospective primary school teachers’ knowledge of the ratio concept. In Q. Kools, B. Koster, A. Bakx, P. Hennissen, & Leids Congres Bureau (Eds.), Proceedings of the 41st Annual ATEE Conference (pp. 87-96). Brussels, Belgium: ATEE.

Leinhardt, G., Zaslavsky, O., & Stein, M. K. (1990). Functions, Graphs, and Graphing: Tasks, Learning, and Teaching. Review of Educational Research, 60(1), 1-64.

Livy, S., & Vale, C. (2011). First year pre-service teachers’ mathematical content knowledge: Methods of solution for a ratio question. Mathematics Teacher Education and Development, 13(2), 22-43.

Markovits, Z., Eylon, B. & Bruckeimer, M. (1998) Difficulties students have with the function concept. In A. T. Coxford & A. P. Shulte (Eds.), The ideas of algebra: K-12 (pp. 43-60). Reston, VA: National Council of Teachers of Mathematics.

Ministério da Educação e Ciência. (2013). Programa de matemática para o ensino básico. Lisboa: Autor.

Singh, P. (2000). Understanding the concepts of proportion and ratio among grade nine students in Malaysia. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, 31(4), 579-599.

Suggate, J., Davis, A., & Goulding, M. (2006). Primary mathematical knowledge for primary teachers. Londres: David Fulton Publishers.

Viana, O. A., & Miranda, J. A. (2018). Problemas de comparação de razões: uma avaliação do raciocínio proporcional de alunos do sexto ano. Revemat, 13(1), 163-182.

Viseu, F., Fernandes, J. A., & Leite, L. (2018) Prospective primary school teachers’ use of the ratio and proportion concepts when solving a map-based task. In M. Sablić, A. Škugor & I. Ð. Babić (Eds.), 42nd ATEE Annual Conference 2017: Changing perspectives and approaches in contemporary teaching (pp. 265-279). Dubrovnik, Croatia: ATEE.

Downloads

Publicado

2021-09-01

Como Citar

FERNANDES, J. A. Aplicação da proporcionalidade direta à resolução de uma situação do quotidiano por futuros professores dos primeiros anos. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 23, n. 2, p. 076–098, 2021. DOI: 10.23925/1983-3156.2021v23i2p076-098. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/53451. Acesso em: 22 dez. 2024.