Percepções de licenciandos/as em Matemática sobre avaliação da aprendizagem

Autores

  • Samira Zaidan Universidade Federal de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0001-7163-5546
  • Niusarte Virginia Pinheiro Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri - Teófilo Otoni

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i2p130-159

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem, Formação docente, Violência simbólica, Educação Matemática.

Resumo

Este estudo objetiva analisar percepções de licenciandos/as sobre as práticas avaliativas em um curso de licenciatura em matemática e discutir implicações para a aprendizagem dos conteúdos específicos matemáticos. Trata-se de resultado de uma pesquisa qualitativa, expositiva e explicativa. O curso e os/as estudantes foram selecionados/as por amostra não probabilística acidental. Os dados foram produzidos mediante as seguintes ações metodológicas: análise documental, observação de aulas, entrevista semiestruturada, a promoção de uma roda de conversa, acesso a redes sociais ‒ grupos fechados: Facebook e WhatsApp, procedendo-se à análise do conteúdo. As bases teóricas de análise foram a teoria da reprodução e uma concepção de avaliação da aprendizagem como processo formativo integrado à prática docente. Nossos/as interlocutores/as manifestaram acentuada preocupação com a obtenção de notas para aprovação e advogaram a favor da prova tradicional como o instrumento adequado e fidedigno para aferir a aprendizagem. Na percepção da maior parte deles/as, diversificar instrumentos de avaliação, além da prova, significa facilitar a aprovação, rebaixar o nível de exigência e a qualidade do curso. Outra parte deles/as mostra grande dificuldade com a avaliação praticada no curso, compreendendo-a como seletiva e indicando a necessidade de diversificação dos instrumentos avaliativos. Há um silenciamento dos/as interlocutores/as em relação à concepção de avaliação formativa e integrada à prática pedagógica. Expressam uma percepção inicial e nebulosa do caráter oculto e legitimador da avaliação que, ao classificá-los/as e selecioná-los/as, responsabiliza-o/as por seus êxitos e fracassos.

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Biografia do Autor

Samira Zaidan, Universidade Federal de Minas Gerais

Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino - Faculdade de Educação

Educação Matemática - setor

Linha de pessquisa: Educação Matemática - Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social.

Niusarte Virginia Pinheiro, Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri - Teófilo Otoni

  Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas. 

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Publicado

2021-09-01

Como Citar

ZAIDAN, S.; PINHEIRO, N. V. Percepções de licenciandos/as em Matemática sobre avaliação da aprendizagem. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 23, n. 2, p. 130–159, 2021. DOI: 10.23925/1983-3156.2021v23i2p130-159. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/53746. Acesso em: 22 dez. 2024.