O uso do software excel como recurso pedagógico no processo de ensino aprendizagem de Estatística nos anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i2p337-355Palavras-chave:
Estatística, Gráficos de barras, Excel, Anos IniciaisResumo
O presente artigo, recorte de uma pesquisa de mestrado, tem como objetivo analisar aprendizagens sobre construção de gráficos a partir de tabelas, por meio do software Excel, com alunos do 5º ano do ensino fundamental. Para isso, duas turmas de escolas públicas em Pernambuco participaram desse estudo experimental, envolvendo uma diagnose e um pós-teste individual com duas questões contendo tabelas para serem representadas em gráfico, utilizando como recurso o lápis e papel. Na intervenção de ensino, os alunos construíram gráficos a partir de tabelas simples e de dupla entrada, utilizando o programa Excel. Os resultados evidenciaram que o aplicativo, para além de ser motivador, possibilitou uma rica discussão entre os alunos sobre diferentes unidades das escalas, além de ressaltar a necessidade de explicitação de todos os elementos que compõem as informações de uma tabela ou de um gráfico. Assim, conclui-se que é possível um trabalho com a construção de gráficos utilizando o Excel, oferecendo mais um recurso para aprendizagem de alunos dos anos iniciais.
Metrics
Referências
Batanero, C.; Diaz, C. (2011). (Eds) Estadística con proyectos. Granada: Universidad de Granada.
Ben-Zvi, D. (2011). Statistical reasoning learning environment. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v.2, n.2.
Borba, R.; Monteiro, C.; Guimarães, G.; Coutinho, C.; Kataoka, V. (2011). Educação Estatística no Ensino Básico: Currículo, pesquisa e prática em sala de aula. EM TEIA: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 2.
Brasil (1997). Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática, 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental. Ministério da Educação. Secretaria do Ensino Fundamental. Brasília, DF.
Brasil (2017). Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Ministério da Educação. Brasília.
Camillo, C. M. (2017). O uso do Software Excel no ensino da Matemática. Revista Acesso Livre, Dossiê da Educação; nº 7 ǀ janeiro-junho. 199-206
Carvalho, C. (2009), Interações entre pares: contributos para a promoção do desenvolvimento lógico e do desenvolvimento estatístico, no 7º ano de escolaridade. Tese de Doutorado em Educação - Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa. Lisboa, Portugal, 2001. 629 f.
Estevam, E. J. G (2010). (Res)Signifcando a educação estatística no ensino fundamental: análise de uma sequência didática apoiada nas tecnologias de informação e comunicação. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista.
Estevam, E. J. G.; Kalinke, M. (2013). Recursos tecnológicos e ensino de Estatística na educação básica: um cenário de pesquisas brasileiras. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 21, n. 2.
Fernandes, G.J.R.; Santos Júnior, G. A e Pereira, R.; Estatística e a Probabilidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Iberoamericana de Educação Matemática - Unión, nº39, set. 2014.
Gal, I. Adult statistical literacy: Meanings, components, responsibilities. International Statistical Review, v. 1, n. 70, 2002.
Guimarães, G.; Cavalcanti, M.; Evangelista, B. (2020). Ensino e aprendizagem de escalas representadas em gráficos: alunos do ensino regular e EJA dos anos iniciais. Revista de Matemática, Ensino e Cultura. v.15. 43 - 59
Guimarães, G.; Gitirana, V. (2013). Estatística no ensino fundamental: a pesquisa como eixo estruturador. Borba; Monteiro (Orgs.) Processos de Ensino e Aprendizagem em Educação Matemática. Recife: Editora UFPE. 93-132.
Guimarães, G.; Gitirana, V.; Marques, M.; Cavalcanti, M. (2009). Educação Estatística na educação infantil e nos anos iniciais. Zetetiké, v. 17, n. 32, jul./dez.
Ponte, J. P.; Fonseca, H. Orientações curriculares para o ensino da Estatística: Análise comparativa de três países. Quadrante, 10(1), 2001. 93-115.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).