Jogo “Grelha Retangular 3 x 4”

uma proposta para o desenvolvimento do raciocínio probabilístico

Autores

  • Paulo Jorge Magalhães Teixeira Universidade Federal Fluminense, Instituto de Matemática e Estatística, Departamento de Análise. http://orcid.org/0000-0002-1825-0097

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i1p486-522

Palavras-chave:

Jogo, Raciocínio Probabilístico, Raciocínio Combinatório, Diagrama de Árvore, Árvore de Probabilidades

Resumo

Trabalho que objetiva tornar conhecida proposta de ensino aprendizagem acerca de conteúdos básicos de combinatória e probabilidade, por meio de um jogo de tabuleiro nomeado Grelha Retangular 3 x 4. A proposta visa fomentar a apropriação, exercício e desenvolvimento do raciocínio combinatório, enquanto um diagrama de árvore é construído com o objetivo de mostrar possibilidades como uma partida pode se desenrolar a partir de tomadas de decisão dos jogadores por ocasião da movimentação de tampinhas de garrafa pet sobre o tabuleiro. O desenrolar da análise das possibilidades pode se dar logo após o início de uma partida (antes da primeira movimentação) ou a partir de um dado momento de jogo, até que a partida chegue ao seu final. Também fomenta o exercício e o desenvolvimento do raciocínio probabilístico, com o propósito de determinar chances de vitória para cada jogador, e de ocorrência de empate. Em prosseguimento e o consequente reconhecimento das regras do jogo, problemas de probabilidade devem ser propostos aos jogadores, conforme preconiza a teoria de Resolução de Problemas. A proposta do jogo está em consonância com indicações que estão presentes na BNCC – Base Nacional Curricular Comum para o ensino aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que culminou com a proposta do jogo, que tem como objetivo dimensionar a importância da proposição e criação de um jogo que contribua para melhorar o processo de ensino aprendizagem da Matemática de estudantes dos anos iniciais, e dispor um material didático para os seus professores.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Paulo Jorge Magalhães Teixeira, Universidade Federal Fluminense, Instituto de Matemática e Estatística, Departamento de Análise.

Doutor em Educação Matemática, área de pesquisa: Formação de professores que ensinam Matemática, Professor Associado I, GAN - Departamento de Análise, IME-UFF - Instituto de Matemática da Universidade Federal Fluminense.

Referências

Batanero, C.; Godino, J.D.; Navarro-Pelayo, V. (1997). Combinatorial reasoning and its assessment. In: Gal, I.; Garfield, D.J.B. (Ed.). The assessment challenge in statistics educativo. Minnesota: IOS Press, pp. 239-252. https://www.stat.auckland.ac.nz/~iase/publications/assessbkref. Acesso: 13 abr.2021.

Brasil. (1997) Parâmetros Curriculares Nacionais. Matemática. 1º e 2º ciclos. Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Fundamental. Brasília.

Brasil. (1998) Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental: Matemática. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF.

Brasil. (2018) Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília. Recuperado de http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/04/BNCC_19mar2018_versaofinal.pdf

Bryant, P.; Nunes, T. (2012) Children’s understanding of probability: a literature review. Londres. Nuffield Foundation. Recuperado de https://www.nuffieldfoundation.org/sites/default/files/files/Nuffield_CuP_FULL_REPORTv_FINAL.pdf

Cobb, P., Confrey, J., Disessa, A., Lehrer, R. & Schauble, L. (2003) Design Experiments in Educational Research. Educational Researcher, volume (32. No. 1) pp. 9-13.

Fischbein, E. (1975) The intuitive sources of probabilistic thinking in children. Dordrecht: Reidel.

Franco, M.A.S. (2005). Pedagogia da Pesquisa-ação. Revista Educação e Pesquisa. V.31.n.3. set/dez. 483-502. São Paulo. SP. Recuperado de http:// www.sciwlo.br/pdf/ep/v31/n3/a11v31n3.pdf

Freire, P. (2013). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.

Grando, R.C. (2000) O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Campinas (SP). Recuperado de http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251334

Lopes, J.M.; Rezende, J. de C. (2010). Um Novo Jogo para o Estudo do Raciocínio Combinatório e do Cálculo de Probabilidade. Bolema, Rio Claro (SP), v.23, no 36, pp.657-682.

Muniz, C.A. (2010) Brincar e jogar: enlaces teóricos e metodológicos no campo da educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica Editora.

Navarro-Pelayo, V., Batanero, C. & Godino, J.D. (1996) Razonamiento combinatório em alumnos de secundaria. Educación Matemática. Grupo Editorial Ibero América, Madrid, volume (8(1)), pp. 26-39.

Onuchic, L. R. (1999) Ensino-aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP.

Teixeira, P.J.M. (2014) Resolvendo problemas de Análise Combinatória nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Editora Ciência Moderna Ltda, 1ª Edição, Rio de Janeiro, 173p.

Teixeira P.J.M. (2020) Práticas de professores do ensino fundamental durante a resolução de problemas de contagem. Educação Matemática Pesquisa. São Paulo, v.22, n.2, p.081-113.

Teixeira, P.J.M. (2021) Curiosidades, Passatempos, Desafios e Jogos Combinatórios. São Paulo: Editora Livraria da Física.

Shulman, L. S. (1986) Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational, volume (15, n.2), p.4-14.

Downloads

Publicado

2022-04-22

Como Citar

TEIXEIRA, P. J. M. Jogo “Grelha Retangular 3 x 4”: uma proposta para o desenvolvimento do raciocínio probabilístico . Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 24, n. 1, p. 486–522, 2022. DOI: 10.23925/1983-3156.2022v24i1p486-522. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/54077. Acesso em: 19 nov. 2024.