Aprendizagens de Professoras(es) que Ensinam Matemática Mediadas pela Participação em Práticas de Letramento Docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i1p352-387

Palavras-chave:

Aprendizagens, Práticas de letramento, Formação de professores que ensinam Matemática, Participação, Negociação de significados

Resumo

Este artigo teve por objetivo identificar e analisar aprendizagens de professoras/es que ensinam Matemática mediadas pela participação em práticas de letramento docente. Para tanto, utilizamos uma abordagem qualitativa e ferramentas analíticas da Teoria Social da Aprendizagem e do letramento como prática social para promover uma compreensão teórica de aprendizagens de professoras/es ao fazerem usos de práticas de leitura e de escrita em um contexto de reuniões de estudo e planejamento de aulas, para os anos finais do Ensino Fundamental, em uma escola pública. O material empírico foi produzido por meio de observações dessas reuniões, entrevistas com professoras/es e análise de documentos. Os resultados indicam que ocorreram aprendizagens relacionadas à leitura e discussão de textos, à leitura e análise de tarefas e à elaboração de narrativas de aulas. A análise sugere que essas aprendizagens foram constitutivas da organização da própria prática de leitura e de escrita, daquilo que se lê e se escreve e de como isso foi realizado naquele contexto e como repercutiu na prática docente.

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Biografia do Autor

Neomar Lacerda da Silva, Secretaria Estadual de Educação do Estado da Bahia

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor da Educação Básica da Secretaria Estadual de Educação do Estado da Bahia (SEC/BA), e da rede municipal de Educação do município de Vitória da Conquista/BA.

Andréia Maria Pereira de Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Doutora em  em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana (2010). Desde 2015, é professora adjunta, regime de dedicação exclusiva, do Departamento II da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Atua como professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS.

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Publicado

2022-04-22

Como Citar

SILVA, N. L. da; OLIVEIRA, A. M. P. de. Aprendizagens de Professoras(es) que Ensinam Matemática Mediadas pela Participação em Práticas de Letramento Docente. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 24, n. 1, p. 352–387, 2022. DOI: 10.23925/1983-3156.2022v24i1p352-387. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/54127. Acesso em: 5 dez. 2024.