Aprendizagens de Professoras(es) que Ensinam Matemática Mediadas pela Participação em Práticas de Letramento Docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i1p352-387

Palavras-chave:

Aprendizagens, Práticas de letramento, Formação de professores que ensinam Matemática, Participação, Negociação de significados

Resumo

Este artigo teve por objetivo identificar e analisar aprendizagens de professoras/es que ensinam Matemática mediadas pela participação em práticas de letramento docente. Para tanto, utilizamos uma abordagem qualitativa e ferramentas analíticas da Teoria Social da Aprendizagem e do letramento como prática social para promover uma compreensão teórica de aprendizagens de professoras/es ao fazerem usos de práticas de leitura e de escrita em um contexto de reuniões de estudo e planejamento de aulas, para os anos finais do Ensino Fundamental, em uma escola pública. O material empírico foi produzido por meio de observações dessas reuniões, entrevistas com professoras/es e análise de documentos. Os resultados indicam que ocorreram aprendizagens relacionadas à leitura e discussão de textos, à leitura e análise de tarefas e à elaboração de narrativas de aulas. A análise sugere que essas aprendizagens foram constitutivas da organização da própria prática de leitura e de escrita, daquilo que se lê e se escreve e de como isso foi realizado naquele contexto e como repercutiu na prática docente.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Neomar Lacerda da Silva, Secretaria Estadual de Educação do Estado da Bahia

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor da Educação Básica da Secretaria Estadual de Educação do Estado da Bahia (SEC/BA), e da rede municipal de Educação do município de Vitória da Conquista/BA.

Andréia Maria Pereira de Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Doutora em  em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana (2010). Desde 2015, é professora adjunta, regime de dedicação exclusiva, do Departamento II da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Atua como professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS.

Referências

Referências

Alves-Mazzotti, A. J. (2002). O planejamento de pesquisas qualitativas. In A. J. Alves-Mazzotti & F. Gewandsznajder (orgs.), O método das ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa (pp. 129-178). Pioneira.

Amado, J., & Ferreira, S. (2013). A entrevista na investigação educacional. In J. Amado (coord.), Manual de Investigação Qualitativa em Educação (pp. 207-232). Imprensa da Universidade de Coimbra.

Brasil. Ministério da Educação. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Brasília. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.

Brockmeier, J., & Olson, D. R. (2009). The Literacy Espisteme. In D. R. Olson, & N. Torrance (eds.), The Cambridge Handbook of Literacy (pp. 3-23). Cambridge University Press.

Creswell, J. W. (2009). Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches (3ª ed.). Sage.

Cristovão, E. M., & Fiorentini, D. (2018). Eixos para analisar a aprendizagem profissional docente em comunidades de professores. UNIÓN, Revista Iberoamericana de Educación Matemática, 52, p. 11-33, 2018. http://www.fisem.org/www/union/revistas/2018/52/52_firma.pdf

Dionísio, M. L. (2018). ‘Literacia disciplinar’: percepções de professores do ensino básico. Raído, 12 (30), p. 73-90. DOI: https://doi.org/10.30612/raido.v12i30.9383

Dionísio, M. L., Castro, R. V., & Silva, A. (2013). A relação com o escrito nos kits de identidade de adultos em processos de reconhecimento e certificação de competências. Scripta, 17 (32), p. 155-172. DOI: https://doi.org/10.5752/P.2358-3428.2013v17n32p155

Estevam, E. J. G., & Cyrino, M. C. C. T. (2019). Condicionantes de aprendizagens de Professores que Ensinam Matemática em contextos de Comunidades de Prática. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 12 (1), p. 227-253. https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n1p227

Garcia, T. M. R., & Cyrino, M. C. C. T. (2019). Identidade profissional de professores que ensinam matemática em uma Comunidade de Prática. Revista Paranaense de Educação Matemática, 8 (15), p. 33-61. https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.15.33-61

Garnica, A. V. M. (2008). Um ensaio sobre as concepções de professores de Matemática: possibilidades metodológicas e um exercício de pesquisa. Educação e Pesquisa, 34 (3), p. 495-510. https://doi.org/10.1590/S1517-97022008000300006

Gee, J. P. (2013). Reading as situated language: A sociocognitive perspective. In D. E. Alvermann, N. J. Unrau, & R. B. Ruddell (Eds.). Theoretical models and processes of Reading v. 6 (pp. 136-151). International Reading Association.

Grando, R., & Nacarato, A. (2016). Compartilhamento de práticas formativas em matemática escolar por professoras alfabetizadoras. Zetetiké, 24 (45), p. 141-156. https://doi.org/10.20396/zet.v24i45.8646534

Gutiérrez, R. (2013). The sociopolitical turn in mathematics education. Journal for Research in Mathematics Education, 44 (1), p. 37-68. https://doi.org/10.5951/jresematheduc.44.1.0037

Johnson, B., & Christensen, L. (2012). Educational research: quantitative, qualitative, and mixed approaches. Sage.

Kleiman, A. B., & Assis, J. A. (2016). Significados e ressignificações do letramento: desdobramentos de uma perspectiva sociocultural sobre a escrita. Mercado de Letras.

Lankshear, C., & Knobel, M. (2007). Sampling “the new” in new literacies. In M. Knobel, & C. Lankshear (Eds.). A new literacies sampler v. 29 (pp. 1-24). Peter Lang.

Margolinas, C. (ed.). (2013). Task Design in Mathematics Education. Proceedings of ICMI Study 22.

Nagy, M. C., & Cyrino, M. C. C. T. (2014). Aprendizagens de professoras que ensinam Matemática em uma Comunidade de Prática. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, 23 (41), p. 149-163. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%p

Perry, K. H. (2012). What Is Literacy? A Critical Overview of Sociocultural Perspectives. Journal of Language and Literacy Education, 8 (1), p. 50-71. http://jolle.coe.uga.edu/wp-content/uploads/2012/06/What-is-Literacy_KPerry.pdf

Purcell-Gates, V., Perry, K. H., & Briseño, A. (2011). Analyzing literacy practice: Grounded theory to model. Research in the Teaching of English, 45 (4), p. 439-458. https://www.jstor.org/stable/23050582

Skott, J. (2013). Understanding the role of the teacher in emerging classroom practices: Searching for patterns of participation. ZDM Mathematics Education, 45 (4), p. 547-559. https://doi.org/10.1007/s11858-013-0500-z

Soares, M. (2006). Letramento: um tema em três gêneros. Autêntica.

Street, B. V. (2017). New literacy studies in educational contexts. In J. Pihl, K. S. Kooij, & T. C. Carlsten (Eds.). Teacher and Librarian Partnerships in Literacy Education in the 21st Century (pp. 23-32). SensePublishers.

Tusting, K. (2005). Language and Power in Communities of Practice. In D. Barton, & K. Tusting (eds). Beyond Communities of Practice: Language, Power and Social Context (pp. 36-54). Cambridge University Press.

Vitória da Conquista. PMVC (SMED). (2015). Lei n. 2.042, de 26 de junho de 2015. Aprova o Plano Municipal de Educação – PME, e dá outras providências. Diário Oficial de Vitória da Conquista. http://www.simmp.com.br/wp-content/uploads/2018/02/Lei-2.042.2015-PME-1.pdf

Wenger, E. (1998). Communities of practice: Learning, meaning and identity. Cambridge University Press.

Wenger, E., Mcdermott, R., & Snyder, W. M. (2002). Cultivating communities of practice. Harvard Business School Press.

Downloads

Publicado

2022-04-22

Como Citar

SILVA, N. L. da; OLIVEIRA, A. M. P. de. Aprendizagens de Professoras(es) que Ensinam Matemática Mediadas pela Participação em Práticas de Letramento Docente. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 24, n. 1, p. 352–387, 2022. DOI: 10.23925/1983-3156.2022v24i1p352-387. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/54127. Acesso em: 19 nov. 2024.