Saberes produzidos através de atividades do Pibid

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i1p98-124

Palavras-chave:

Conhecimento, Saberes. Pibid, Formação de Professores

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar e entender os possíveis saberes docentes construídos por meio de atividades desenvolvidas pelos estudantes de licenciatura em Matemática, integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid –, e a relação desses estudantes com esses saberes. Para isso, realizou-se a análise dos relatórios desenvolvidos pelo coordenador do Pibid de uma instituição de ensino superior, dos anos de 2015, 2016 e 2017. A pesquisa teve caráter qualitativo, e como procedimentos técnicos se constituiu como uma pesquisa documental, pois a composição do corpus se fez a partir de documentos que ainda não tinham recebido nenhum tratamento analítico. O referencial teórico deste estudo foi construído com base em pesquisas que buscaram evidenciar os principais saberes/conhecimentos docentes, quais as naturezas desses saberes, seus principais aspectos, como eles se constituem e quais eram as relações entre o sujeito e esses saberes. Como resultado, apresentamos: uma descrição detalhada das atividades propostas no subprojeto investigado; as atividades previstas desenvolvidas e não desenvolvidas; e a relação entre as atividades desenvolvidas pelos estudantes com os saberes mencionados, destacando os saberes produzidos, seus aspectos e sua relação com as ações desses estudantes. E, finalmente, frente às evidências levantadas e sob a luz de outras pesquisas já consolidadas, pontua-se a importância de promover estudos e debates sobre questões interacionistas e fenomenológicas que evidenciem, durante o trabalho efetivo do Pibid, os saberes docentes, de forma integrada e em sua plenitude.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nilton Cezar Ferreira, Instituto Federal de Goiás

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista - UNESP(2017), na área de Resolução de Problemas e Ensino e Aprendizagem da Matemática; Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2000), na área de Álgebra (com aplicações em criptografia); Bacharel em Matemática pela Universidade Federal de Goiás - UFG (1995). Atualmente é professor de Matemática do Instituto Federal de Goiás-IFG; Membro do GTERP - Grupo de Trabalho e Estudos em Resolução de Problemas/UNESP-Rio Claro; Membro do NEPEM - Núcleo de Pesquisa em Educação Matemática/IFG-Goiânia; Professor/orientador no programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do IFG-Jataí. Área de interesse: Resolução de Problemas de Matemática (Estudo de estratégias de resolução de problemas e o ensino através da resolução de problemas), Ensino de Álgebra (o ensino de álgebra nos cursos de Licenciatura em Matemática), Pensamento Algébrico, Semiótica e Formação de Professores de Matemática.

Egídio Rodrigues Martins, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais

Doutor em Educação Matemática - UNESP Rio Claro. Mestrado em Ensino de Ciências Exatas pela Univates - Lajeado -RS. Especialista em Matemática e Estatística (2008), Informática na Educação(2006), pela Universidade Federal de Lavras. Possui Graduação de Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia (2004). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.Campus de Januária. Atuando como Professor de Matemática nos cursos Técnicos Integrado ao Ensino Médio e Licenciatura em Matemática. Oriento TCC nos cursos de Licenciatura em Matemática. Membro do GTERP. Grupo de Trabalho e Pesquisa em Resolução de Problemas - UNESP Rio Claro. Atuo nas linhas de Pesquisas: Formação do Professor de Matemática e Resolução de Problemas

Glen Cézar Lemos, Instituto Federal de Goiás

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Católica de Goiás (1988) , Mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (1999) e Doutorado em Educação Matemática pela UNESP de Rio Claro - SP (2013). Atualmente é professor do Instituto Federal, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). Tem experiência na área de Ensino de Matemática, atuando principalmente nos níveis médio e superior. Áreas de interesse: Ensino de Matemática, História da Matemática e Educação Matemática, Formação de Professores, Álgebra, Criptografia e Teoria de Códigos.

Maxwell Gonçalves Araújo, Instituto Federal de Goiás

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1992) e mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2009). Atualmente é professor efetivo, com Dedicação Exclusiva, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, racionalismo, crítica, comunicação, inclusão, educação e método. Neste semestre, está trabalhando com as disciplinas (e respectivas cargas horárias): Metodologia do Ensino de Matemática (54h/72ha) e Estágio Supervisionado IV (108h/144ha).

Referências

Bicudo, M. A. V. (2010). Pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa segundo a abordagem fenomenológica. In M. C. Borba & J. L. Araújo (Ed.). Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática (pp. 99-112). Coleção Tendências em Educação Matemática. 3. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica.

Borges, C. (2001). Saberes docentes: Diferentes tipologias e classificações de um campo de pesquisa. Educação & Sociedade, 74, 59–76.

Cantoral, R. (1999). Approccio socioepistemologico alla ricerca in Matemática Educatva: un programma emergente. La matematica e la sua didática, 3, 258-273.

Capes. (2014). Relatório de Gestão (2009-2013) Brasília: Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica. Brasilia/DF.

Gil, A. C. (2002). Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas S.A.

Goldenberg, M. (2004). A arte de pesquisar. 8. ed. Rio de Janeiro-RJ: Editora Record.

Lemos, G. C. (2015). Relatório de atividades: Programa Institucional de Bolsa à Docência. Goiânia: IFG-Instituto Federal de Goiás.

Lemos, G. C. (2016). Relatório de atividades: Programa Institucional de Bolsa à Docência. Goiânia: IFG-Instituto Federal de Goiás.

Lemos, G. C. (2017). Relatório de atividades: Programa Institucional de Bolsa à Docência. Goiânia: IFG-Instituto Federal de Goiás.

Martin, D. (1992). Formation professionnelle en éducation et savoirs enseignants: Analyse et bilan des écrits anglo-saxons. In: Université du Québec à Trois- Rivières. In Communication présentée au Premier Colloque De L’aqufom. Anais... Université du Québec à Trois- Rivières.

Rodrigues, M. U. (2016). Potencialidades do PIBID como espaço formativo para professores de matemática no Brasil. (Tese de Doutorado). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro. Acessado em 05 mar. 2018, em https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/146706/rodrigues_mu_dr_rcla.pdf?sequence=3&isAllowed=y

Shulman, L. S. (1986). Those who understands: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, 2(15), 4–14.

Shulman, S. L. (1987, February)). Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, 57(1), 1–22.

Tardif, M. (2014). Saberes Docentes e Formação Profissional. 17. ed. Petrópolis: Editora Vozes.

Downloads

Publicado

2022-04-22

Como Citar

FERREIRA, N. C.; MARTINS, E. R.; LEMOS, G. C.; ARAÚJO, M. G. Saberes produzidos através de atividades do Pibid. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 24, n. 1, p. 98–124, 2022. DOI: 10.23925/1983-3156.2022v24i1p98-124. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/54657. Acesso em: 20 dez. 2024.