Saberes produzidos através de atividades do Pibid
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i1p98-124Palavras-chave:
Conhecimento, Saberes. Pibid, Formação de ProfessoresResumo
Este estudo teve como objetivo identificar e entender os possíveis saberes docentes construídos por meio de atividades desenvolvidas pelos estudantes de licenciatura em Matemática, integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid –, e a relação desses estudantes com esses saberes. Para isso, realizou-se a análise dos relatórios desenvolvidos pelo coordenador do Pibid de uma instituição de ensino superior, dos anos de 2015, 2016 e 2017. A pesquisa teve caráter qualitativo, e como procedimentos técnicos se constituiu como uma pesquisa documental, pois a composição do corpus se fez a partir de documentos que ainda não tinham recebido nenhum tratamento analítico. O referencial teórico deste estudo foi construído com base em pesquisas que buscaram evidenciar os principais saberes/conhecimentos docentes, quais as naturezas desses saberes, seus principais aspectos, como eles se constituem e quais eram as relações entre o sujeito e esses saberes. Como resultado, apresentamos: uma descrição detalhada das atividades propostas no subprojeto investigado; as atividades previstas desenvolvidas e não desenvolvidas; e a relação entre as atividades desenvolvidas pelos estudantes com os saberes mencionados, destacando os saberes produzidos, seus aspectos e sua relação com as ações desses estudantes. E, finalmente, frente às evidências levantadas e sob a luz de outras pesquisas já consolidadas, pontua-se a importância de promover estudos e debates sobre questões interacionistas e fenomenológicas que evidenciem, durante o trabalho efetivo do Pibid, os saberes docentes, de forma integrada e em sua plenitude.
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