Um estudo sobre o campo conceitual aditivo e as situações problemas da classe das extensões elaboradas por estudantes da licenciatura em Pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i1p70-97Palavras-chave:
Campo Aditivo, Educação Matemática, Formação DocenteResumo
A Matemática desempenha papel importante na sociedade por fomentar a formação profissional a partir do desenvolvimento do pensamento abstrato, além de mobilizar conhecimentos exigidos no trabalho e nas relações sociais. Contudo, o ensino de Matemática tem levado alunos e professores a enfrentarem dificuldades provocadas pela necessidade de repensar a formação dos educadores para lecionarem essa disciplina. À vista disso, são crescentes os esforços por inovações no ensino de conteúdos matemáticos, em que se percebe a Teoria dos Campos Conceituais, que vem dando suporte a práticas pedagógicas que visam ao ensino de conteúdos matemáticos, como, por exemplo, o Campo Conceitual Aditivo. Essa concepção incorpora problemas de adição e de subtração, que podem ser classificados de acordo com o grau de dificuldade que apresentam. Assim, o presente artigo tem como principal objetivo discutir as situações-problema do Campo Aditivo, envolvidas na classe das extensões, elaboradas por um grupo de estudantes da licenciatura em Pedagogia. Trata-se de um recorte oriundo da investigação realizada dentro de uma pesquisa de mestrado em Educação. Dessa forma, o estudo situa-se na abordagem qualitativa, tendo como método a pesquisa-ação. Os resultados obtidos apontam que as discentes do curso de Pedagogia apresentam algumas dificuldades em elaborar situações-problema que envolvam raciocínio mais sofisticado. Com isso, é possível concluir que há a necessidade de fundamentação teórica sobre o Campo Aditivo na formação inicial de professores, uma vez que esta se mostra com potencial condicionante à aprendizagem dos conceitos matemáticos de adição e de subtração.
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