O uso de Representações Auxiliares na Aprendizagem Matemática

um Olhar Semiocognitivo segundo Raymond Duval

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i1p582-610

Palavras-chave:

Representações Auxiliares, Aprendizagem Matemática, Aprendizagem Semiocognitiva

Resumo

Neste estudo, procurou-se analisar o uso de representações auxiliares no ensino de matemática sob o ponto de vista da teoria semiocognitiva de aprendizagem matemática de Raymond Duval. Essa análise tomou como parâmetro principal a comparação semiocognitiva entre as representações didáticas criadas e a representação principal que caracteriza o objeto matemático em estudo. Observou-se a relevância dessas representações criadas como um meio para melhor conhecer os sistemas semióticos usados, pois podem oportunizar a discriminação de unidades significantes por meio da operação de tratamento. Tal discriminação tem importância fundamental, por possibilitar a coordenação da operação de conversão entre os sistemas semióticos envolvidos.

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Biografia do Autor

Méricles Thadeu Moretti, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Prof. Permanente do PPGECT/UFSC

Centro de Ciêmcias Físicas e Matemáticas 

Lucilene Dal Medico Baerle, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-SC)

Possui graduação no curso de Ciências: Licenciatura Plena - Habilitação em Matemática, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2000), pós-graduação em Educação Matemática pela UNIJUÍ (2004) e Mestrado Profissionalizante no Ensino de Física e de Matemática (2008) pela UFN (Universidade Franciscana) - Doutoranda na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-SC)

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Publicado

2022-04-22

Como Citar

MORETTI, M. T.; DAL MEDICO BAERLE, L. . O uso de Representações Auxiliares na Aprendizagem Matemática: um Olhar Semiocognitivo segundo Raymond Duval. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 24, n. 1, p. 582–610, 2022. DOI: 10.23925/1983-3156.2022v24i1p582-610. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/55409. Acesso em: 2 nov. 2024.