Orquestração Instrumental de uma situação Matemática de aplicações das Integrais Duplas

Autores

  • Francisco Feitosa Universidade Federal de Amazonas
  • Roberta Rodrigues Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i3p100-119

Palavras-chave:

Orquestração Instrumental, Cálculo de Várias Variáveis, Integral Dupla

Resumo

Este artigo tem por objetivo descrever e analisar uma orquestração instrumental que visou aplicar a integral dupla na determinação do centro de massa de uma lâmina de densidade variável e da carga elétrica em uma região dada. O estudo, de natureza qualitativa, envolveu alunos de licenciatura em matemática e de engenharia de uma universidade pública do Amazonas, e os dados foram coletados por observação das atividades em sala de aula e registrados por meio de gravação em vídeo e de um questionário em formulário eletrônico. O quadro teórico é composto da Teoria da Orquestração Instrumental de Luc Trouche e da Teoria das Situações Didáticas, de Guy Brousseau. Os resultados mostram, dentre outras coisas, que as etapas de ação, formulação, validação e institucionalização quando usadas no modo de execução da orquestração instrumental são importantes elementos das situações didáticas e que através delas, os processos de ensino e aprendizagem contribuem para a construção do conhecimento.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Francisco Feitosa, Universidade Federal de Amazonas

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (1999), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (2002),Doutorado em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (2016) e Pós-Doutorado em Educação Matemática pela PUC-SP. Atualmente é professor adjunto no Departamento de Matemática da Universidade Federal do Amazonas, professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM-UFAM) e Coordenador do Núcleo Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid-UFAM). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: matemática, ensino, cálculo diferencial e integral, feiras de matemática e metodologias ativas.

Roberta Rodrigues, Universidade Federal do Amazonas

Licencianda em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas e bolsista de iniciação científica da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM.

Referências

Almouloud, S. Ag. (2007). Fundamentos da didática da matemática. Editora UFPR, Paraná. Brasil.

Alves, F. R. V. (2012). Uma Engenharia Didática para o ensino do Cálculo –o caso da identificação dos pontos extremantes de uma função. In: Anais do X Conferência Argentina de Educación Matemática. Buenos Aires, 13-24.

Alves, F. R. V. (2012). Uma sequência de ensino para a aplicação do teste da Hessiana. In: Anais do V Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.

Alves, F. R. V. (2013). Transição interna do Cálculo: uma discussão do uso do GeoGebra no contexto do Cálculo a várias variáveis. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 1(2), 5–19.

Bellemain, F., & Trouche, L. (2016). Compreender o trabalho do professor com os recursos de seu ensino, um questionamento didático e informático. In I Simpósio Latino-Americano de Didática da Matemática.

Brousseau, G. (1986). Fondements et méthodes de la didactique des mathématiques. Recherches en didactique des mathématiques (Revue), 7(2), 33-115.

Brousseau, G. (1996). Fundamentos e métodos da didáctica da matemática. In. BRUN, J. Didáctica das matemáticas. Lisboa: Horizontes Pedagógicos.

Brousseau, G. (2008). Introdução ao estudo das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. Ática.

Drijvers, P., Doorman, M., Boon, P., Reed, H., Gravmeijer, K. (2010). The teacher and the tool: instrumental orchestrations in the technology-rich mathematics classroom. Educational Studies in Mathematics, 75 (2), pp. 213-234.

Freitas, J. L. M. D. (2012). Teoria das situações didáticas. In. MACHADO, SDA et al. Educação Matemática: Uma (nova) introdução. 3ª ed, Educ, São Paulo, 76-111.

Guin, D., & Trouche, L. (2002). Mastering by the teacher of the instrumental genesis in CAS environments: necessity of intrumental orchestrations. Zentralblatt für Didaktik der Mathematik, 34(5), 204-211.

Igliori, S. B. C., & Almeida, M. V. (2017). Material para o ensino de cálculo diferencial: continuidade e diferenciabilidade. VIDYA, 37(2), 383-396.

Rabardel, P. (1995). Les hommes et les technologies ; approche cognitive des instruments contemporains (p. 239). Armand Colin.

Robert, A., & Speer, N. (2001). Research on the teaching and learning of calculus/elementary analysis. In The teaching and learning of mathematics at university level (pp. 283-299). Springer, Dordrecht.

Silva, N. A., Ferreira, M. V. V., Tozetti, K. D. (2015). Um estudo sobre a situação didática de Guy Brousseau. In XII Congresso Nacional de Educação (Vol. 12).

Teixeira, P. J. M., & Passos, C. C. M. (2013). Um pouco da teoria das situações didáticas (tsd) de Guy Brousseau. Zetetike, 21(1), 155-168.

Thiollent, M. (2011). Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez.

Trouche, L. (2005). Construction et conduit des instruments dans les apprentissages mathématiques : nécessité des orchestrations. Recherches en Didactique des Mathématiques, 25(1), pp. 91-138.

Vieira, F. R., & Neto, H. B. (2011). Transição interna do cálculo em uma variável para o cálculo a várias variáveis: uma análise de livros. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, 13(3), 597-626.

Downloads

Publicado

2021-12-27

Como Citar

FEITOSA, F. E.; RODRIGUES, R. dos S. . . Orquestração Instrumental de uma situação Matemática de aplicações das Integrais Duplas. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 23, n. 3, p. 100–119, 2021. DOI: 10.23925/1983-3156.2021v23i3p100-119. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/55865. Acesso em: 15 out. 2024.

Edição

Seção

Finalizada - ABORDAGEM DOCUMENTAL DO DIDÁTICO E CORRELATAS