Orquestração Instrumental de uma situação Matemática de aplicações das Integrais Duplas

Autores

  • Francisco Feitosa Universidade Federal de Amazonas
  • Roberta Rodrigues Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i3p100-119

Palavras-chave:

Orquestração Instrumental, Cálculo de Várias Variáveis, Integral Dupla

Resumo

Este artigo tem por objetivo descrever e analisar uma orquestração instrumental que visou aplicar a integral dupla na determinação do centro de massa de uma lâmina de densidade variável e da carga elétrica em uma região dada. O estudo, de natureza qualitativa, envolveu alunos de licenciatura em matemática e de engenharia de uma universidade pública do Amazonas, e os dados foram coletados por observação das atividades em sala de aula e registrados por meio de gravação em vídeo e de um questionário em formulário eletrônico. O quadro teórico é composto da Teoria da Orquestração Instrumental de Luc Trouche e da Teoria das Situações Didáticas, de Guy Brousseau. Os resultados mostram, dentre outras coisas, que as etapas de ação, formulação, validação e institucionalização quando usadas no modo de execução da orquestração instrumental são importantes elementos das situações didáticas e que através delas, os processos de ensino e aprendizagem contribuem para a construção do conhecimento.

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Biografia do Autor

Francisco Feitosa, Universidade Federal de Amazonas

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (1999), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (2002),Doutorado em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (2016) e Pós-Doutorado em Educação Matemática pela PUC-SP. Atualmente é professor adjunto no Departamento de Matemática da Universidade Federal do Amazonas, professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM-UFAM) e Coordenador do Núcleo Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid-UFAM). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: matemática, ensino, cálculo diferencial e integral, feiras de matemática e metodologias ativas.

Roberta Rodrigues, Universidade Federal do Amazonas

Licencianda em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas e bolsista de iniciação científica da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM.

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Publicado

2021-12-27

Edição

Seção

Finalizada - ABORDAGEM DOCUMENTAL DO DIDÁTICO E CORRELATAS