Análise do Conhecimento Matemático para o Ensino em um Estudo de Aula

um caminho para produzir Tarefas de Aprendizagem Profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i1p156-193

Palavras-chave:

Ensino de matemática, Conhecimento matemático para o ensino, Estudo de aula, Tarefas de aprendizagem Profissional, Anos iniciais do ensino fundamental

Resumo

Esta pesquisa possui dois objetivos: (i) analisar o conhecimento matemático para o ensino mobilizado por uma professora quando participa de um ciclo de Estudo de Aula; e (ii) apresentar o processo de construção de uma Tarefa de Aprendizagem Profissional (TAP), elaborada a partir de amostras autênticas da prática obtidas dos dados produzidos durante um ciclo do Estudo de Aula. Fundamentadas na tabela teórica do Conhecimento Matemático para o Ensino (MKT), as análises foram realizadas a partir de dados produzidos no contexto de uma formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim, com base nos subdomínios do MKT, as análises consideram dados produzidos em cada momento de um ciclo de Estudo de Aula: planejamento coletivo de uma aula, desenvolvimento dessa aula por uma professora, Maria, em sua turma de 5º ano do Ensino Fundamental e reflexão dessa aula. Após essa análise, elaboramos uma TAP, cujo objetivo é promover discussões matemáticas e didático-pedagógicas com vistas a mobilizar subdomínios do MKT para o ensino dos números racionais nos anos iniciais. Os resultados indicam que o Estudo de Aula, uma abordagem para a formação de professores estreitamente relacionada com a prática, oportuniza momentos para o desenvolvimento/refinamento do MKT, conforme verificado a partir dos subdomínios mobilizados pela professora Maria. Esta pesquisa também sugere um caminho para se produzir uma TAP, utilizando amostras autênticas da prática a partir dos três momentos do ciclo do Estudo de Aula, inclusive o momento de reflexão da aula feita pelos professores enquanto trabalham colaborativamente.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

André Luis Trevisan , Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Londrina

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL - 2013). Mestre em Matemática Aplicada (Unicamp - 2008). Licenciado em Matemática (Unicamp - 2005) e Bacharel em Matemática Aplicada e Computacional (Unicamp - 2005). Realizou Estágio de Pós-Doutorado na UFABC (2018-2019). Atualmente é professor efetivo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, e docente permanente dos Programas de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (câmpus Londrina/Cornélio Procópio) e do Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia (câmpus Ponta Grossa). Atuou como professor de Matemática nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio e como formador do PNAIC. Participa de programas de formação continuada em parceria com redes municipais e estadual de ensino. Áreas de interesse: Educação Matemática na Educação Básica e Ensino Superior, Ensino de Cálculo Diferencial e Integral, Tarefas matemáticas, Raciocínio matemático, Aprendizagem profissional do professor

Referências

Ball, D. L. & Cohen, D. (1999). Developing practice, developing practitioners: toward a practice – based theory of professional education. In: G. Sykes, L. Darling–Hammond (Eds.). Theaching as the learning profession: handbook of poliey and practice (pp. 3-32). San Francisco: Jossey Bass.

Ball, D. L., Thames, M. H. & Phelps, G. (2008). Content Knowledge for teaching: What makes it special? Journal of Teacher Education, n.59, 389-407.

Bezerra, R. C. & Morelatti, M. R. M. (2020). Aprendizagens de Professores que Ensinam Matemática no contexto da Lesson Study. Hipátia, 5(1), 72-85.

Boavida, M. & Ponte, J. P. (2002). Investigação colaborativa: Potencialidades e problemas. In: GTI (Org), Refletir e investigar sobre a prática profissional (pp. 43-55). Lisboa: APM.

Bogdan, R. & Biklen, S. (1994). Investigação Qualitativa em Educação – Uma Introdução à Teoria e aos Métodos. Porto/PT: Porto Editora LDA.

Campos, T. M. M., Magina, S. & Nunes, T. (2006). O professor polivalente e a fração: conceitos e estratégias de ensino. Educação Matemática Pesquisa, 8(1), 125-136.

Canavarro, A. P. (2011). Ensino exploratório da Matemática: Práticas e desafios. Educação e Matemática, 115, 11-17.

Cochran-Smith, M. & Lytle, S. L. (1999). Relationships of knowledge and practice: teacher learning in communities. Review of Research in Education, London: Sage, 24, 249-305.

Curi, E. & Martins, P. B. (2018) Contribuições e desafios de um projeto de pesquisa que envolve grupos colaborativos e a metodologia Lesson Study. R. bras. Ens. Ci. Tecnol., 11 (2), 478-497.

Elias, H. R. (2017). Fundamentos teórico-metodológicos para o ensino do corpo dos números racionais na formação de professores de matemática. [Tese de Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina]. http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000213550

Fiorentini, D. & Crecci, V. (2013). Desenvolvimento Profissional Docente: Um Termo Guarda-Chuva ou um novo sentido à formação? Formação Docente, 5(8), 11-23.

Fiorentini, D. & Crecci, V. (2016). Interlocuções com Marilyn Cochran-Smith sobre aprendizagem e pesquisa do professor em comunidades investigativas. Revista Brasileira de Educação, 21(65), 505-524.

Kieren, T. E. (1976). On the mathematical, cognitive, and instructional foundations of rational numbers. In R. Lesh (Ed.) Number and measurement: papers from a research workshop (pp. 101-144). Columbus, Ohio: Eric/Smeac.

Kieren, T. E. (1980). The rational number construct – its elements and mechanisms. In: T. Kieren (Ed.) Recent Research on Number Learning (pp. 125-150). Columbus: Eric/Smeac.

Moreira, P. C. & David, M. M. M. S. (2010). A formação matemática do professor: Licenciatura e prática docente. Belo Horizonte: Autêntica.

Muniz, C. A., Batista, C. O. & Silva, E. B. (2008). Módulo IV: Matemática e Cultura: Decimais, Medidas e Sistema Monetário. Brasília: Universidade de Brasília.

Passos, C. L. B., et al. (2006). Desenvolvimento profissional do professor que ensina matemática: uma meta-análise de estudos brasileiros. Quadrante, 15(1-2), 193-219.

Pimenta, S. G. & Lima, M. S. L. (2005). Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis, 3(3-4), 5-24.

Ponte, J. P. (2004). Pesquisar para compreender e transformar a própria prática. Educar em Revista, 24, 37-66.

Ponte, J. P., et al. (2014). Os estudos de aula como processo colaborativo e reflexivo de desenvolvimento profissional. In J. Sousa & I. Cevallos (Eds.), A formação, os saberes e os desafios do professor que ensina Matemática (pp. 61-82). Curitiba: Editora CRV.

Ponte, J. P., et al. (2016). O Estudo de Aula como Processo de Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática. Bolema, 30(56), 868 - 891.

Powell, A. B., Francisco, J. M. & Maher, C. A. (2004). Uma Abordagem à Análise de Dados de Vídeo para Investigar o Desenvolvimento das Idéias Matemáticas e do Raciocínio de Estudantes. Bolema, 17(21), 81-140.

Ribeiro, A. J.; Aguiar, M.; Trevisan, A. L. (2020). Oportunidades de aprendizagem vivenciadas por professores ao discutir coletivamente uma aula sobre padrões e regularidades. Quadrante, 29(1), 52-73.

Saraiva, M. & Ponte, J. P. (2003). O trabalho colaborativo e o desenvolvimento profissional do professor de Matemática. Quadrante, 12(2), 25-52.

Shulman, L. S. (1986). Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, 15(2), 4-14.

Shulman, L.S. (1987). Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard Educational Review, 57(1), 1-22.

Smith, M. S. (2001) Practice-Basead Professional Development for Teachers of Mathematics. Reston, Virgínia: National Council of Teachers of Mathematics.

Downloads

Publicado

2022-04-22

Como Citar

ELIAS, H. R.; RIBEIRO RODRIGUES, S. .; TREVISAN , A. L. . Análise do Conhecimento Matemático para o Ensino em um Estudo de Aula: um caminho para produzir Tarefas de Aprendizagem Profissional. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 24, n. 1, p. 156–193, 2022. DOI: 10.23925/1983-3156.2022v24i1p156-193. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/55943. Acesso em: 20 dez. 2024.