Probidade e Engenharia Docente em Matemática: Uma Reflexão à luz da Articulação entre Abordagem Documental, TAD e Engenharia Didática

Autores

  • Denivaldo Pantoja Da Sillva Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i3p70-99

Palavras-chave:

Didática, Empreendimento, Matemática, Documento, Gênese documental institucional

Resumo

Este ensaio é resultado de discussão teórica, que tem como objetivo buscar construir uma reflexão em torno da noção de probidade e das relações que se estabelecem subjacentemente ao desenvolvimento do trabalho docente concebido similar ao de engenharia, identificando possíveis vínculos com o ensino de matemática. A metodologia de cunho exploratório adotada para o desenvolvimento deste trabalho, apoia-se nas articulações estabelecidas entre as noções disponibilizadas pela Abordagem Documental do Didático, Teoria Antropológica do Didático e Engenharia Didática. Os resultados apontam que a noção de probidade ampliada no sentido didático subjacente ao processo se constitui fundamento epistemológico de uma gênese documental institucional; permitiram apresentar de forma propositiva noções teóricas dentre elas: empreendimento educacional e engenharia docente; promoveu o debate sobre epistemologia da práxis docente.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Denivaldo Pantoja Da Sillva, Universidade Federal do Pará

Faculdade de Matematica Didática da Matemática

Referências

Almouloud, S. A., de Queiroz, C., & Coutinho, S. (2008). Engenharia Didática: características e seus usos em trabalhos apresentados no GT-19/ANPEd. Revista Eletrônica de Educação Matemática, 3(1), 62-77.

Artigue, M. (1988): “Ingénierie Didactique”. Recherches en Didactique des Mathématiques. Grenoble: La Pensée Sauvage-Éditions, v. 9.3, 281-308.

Botelho, J. A. & Assis, C. (2021). O Livro Didático na Perspectiva de Recurso do Professor de Matemática. In S.B.C. Igliori (org). Compreender o trabalho dos professores brasileiros do Ensino Básico: Uma abordagem pelos recursos (pp.127-147). Blucher Open Access.

Bueno, J. G. S. (2001). Função social da escola e organização do trabalho pedagógico. Educar em Revista, (17), 101-110.

Chevallard, Y. (1991). La Transposicion Didactica: Del saber sabio al saber enseñado. Argentina: La Pensée Sauvage.

Chevallard, Y. (1999). El análisis de las prácticas docentes en la teoría antropológica de lo didáctico. Recherches en didactique des mathématiques, 19(2), 221-266.

Chevallard, Y. (2019). On using the ATD: Some clarifications and comments. Educ.

Matem. Pesq., São Paulo, v. 21, n.4, pp. 001-017.

Díaz Arce, D. (2015). El uso de Turnitin con retroalimentación mejora la probidad académica de estudiantes de bachillerato. Ciencia, Docencia Y Tecnología, 26(51), 197-216.

Ferreira, J. C. (2001). Elementos de Lógica Matemática e Teoria dos Conjuntos. Lisboa: Departamento de Matemática do Instituto Superior Técnico.

Medeiros Neto, E. M de., & Sorrilha, R. C. (2017). O Princípio da Boa-Fé no Ordenamento Jurídico Brasileiro: um breve estudo do novo código de processo civil. Revista Eletrônica de Direito Processual, 18(1).

Remédio, J. A. & Lopes, T.H.T. (2019). A probidade administrativa como direito fundamental difuso. Revista Paradgma, 28 (2), pp.154-176. https://revistas.unaerp.br/paradigma/article/view/1414.

Publicadireito. (S/D). http://www.publicadireito.com.br/artigos/?cod=b1c5d6d28abda1b5.

Rocha, K. de M. (2021). O Aporte do Conceito de Trajetória Documental para Análise do Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática: o estudo do caso de uma professora francesa. In S.B.C. Igliori (org). Compreender o trabalho dos professores brasileiros do Ensino Básico: Uma abordagem pelos recursos (pp.41-63). Blucher Open Access.

Rodrigues-Moura, S., & Sousa, A. (2018). Experimentação e controle de variáveis: proposições didáticas para uma atividade científica sobre flutuação dos corpos. Revista De Ensino De Ciências E Matemática, 8(5), 51-62.

Trouche, L. (2020) et al. A abordagem documental do didático. DAD-Multilingual. https://hal.archives-ouvertes.fr/hal-02664943v2/document.

Díaz Arce, D. (2015). El uso de Turnitin con retroalimentación mejora la probidad académica de estudiantes de bachillerato. Ciencia, Docencia Y Tecnología, 26(51), 197-216.

Downloads

Publicado

2021-12-27

Como Citar

DA SILLVA, D. P. Probidade e Engenharia Docente em Matemática: Uma Reflexão à luz da Articulação entre Abordagem Documental, TAD e Engenharia Didática. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 23, n. 3, p. 70–99, 2021. DOI: 10.23925/1983-3156.2021v23i3p70-99. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/56262. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Finalizada - ABORDAGEM DOCUMENTAL DO DIDÁTICO E CORRELATAS