Probidade e Engenharia Docente em Matemática: Uma Reflexão à luz da Articulação entre Abordagem Documental, TAD e Engenharia Didática

Autores

  • Denivaldo Pantoja Da Sillva Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i3p70-99

Palavras-chave:

Didática, Empreendimento, Matemática, Documento, Gênese documental institucional

Resumo

Este ensaio é resultado de discussão teórica, que tem como objetivo buscar construir uma reflexão em torno da noção de probidade e das relações que se estabelecem subjacentemente ao desenvolvimento do trabalho docente concebido similar ao de engenharia, identificando possíveis vínculos com o ensino de matemática. A metodologia de cunho exploratório adotada para o desenvolvimento deste trabalho, apoia-se nas articulações estabelecidas entre as noções disponibilizadas pela Abordagem Documental do Didático, Teoria Antropológica do Didático e Engenharia Didática. Os resultados apontam que a noção de probidade ampliada no sentido didático subjacente ao processo se constitui fundamento epistemológico de uma gênese documental institucional; permitiram apresentar de forma propositiva noções teóricas dentre elas: empreendimento educacional e engenharia docente; promoveu o debate sobre epistemologia da práxis docente.

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Biografia do Autor

Denivaldo Pantoja Da Sillva, Universidade Federal do Pará

Faculdade de Matematica Didática da Matemática

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Publicado

2021-12-27

Como Citar

DA SILLVA, D. P. Probidade e Engenharia Docente em Matemática: Uma Reflexão à luz da Articulação entre Abordagem Documental, TAD e Engenharia Didática. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 23, n. 3, p. 70–99, 2021. DOI: 10.23925/1983-3156.2021v23i3p70-99. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/56262. Acesso em: 7 out. 2024.

Edição

Seção

Finalizada - ABORDAGEM DOCUMENTAL DO DIDÁTICO E CORRELATAS