Probidade e Engenharia Docente em Matemática: Uma Reflexão à luz da Articulação entre Abordagem Documental, TAD e Engenharia Didática
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i3p70-99Palavras-chave:
Didática, Empreendimento, Matemática, Documento, Gênese documental institucionalResumo
Este ensaio é resultado de discussão teórica, que tem como objetivo buscar construir uma reflexão em torno da noção de probidade e das relações que se estabelecem subjacentemente ao desenvolvimento do trabalho docente concebido similar ao de engenharia, identificando possíveis vínculos com o ensino de matemática. A metodologia de cunho exploratório adotada para o desenvolvimento deste trabalho, apoia-se nas articulações estabelecidas entre as noções disponibilizadas pela Abordagem Documental do Didático, Teoria Antropológica do Didático e Engenharia Didática. Os resultados apontam que a noção de probidade ampliada no sentido didático subjacente ao processo se constitui fundamento epistemológico de uma gênese documental institucional; permitiram apresentar de forma propositiva noções teóricas dentre elas: empreendimento educacional e engenharia docente; promoveu o debate sobre epistemologia da práxis docente.
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