O Professor, os recursos digitais e a Abordagem Documental do Didático: uma tríade a ser considerada na Engenharia de Softwares Educativos

Autores

  • Ricardo Tiburcio Prefeitura da Cidade do Recife
  • Marilena Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i3p314-338

Palavras-chave:

Abordagem Documental do Didático, Engenharia Didático-Informática, Recursos, Engenharia de Softwares Educativos, Professor

Resumo

Discute-se neste texto a possibilidade de articulação teórica entre a Abordagem Documental do Didático e a Engenharia Didático-Informática no contexto da criação e utilização de recursos tecnológicos digitais para auxiliar as atividades docentes. Tal conexão é fruto da percepção da importância de considerar a gênese documental do professor como processo que contribui para a engenharia do artefato que este profissional pretende inserir em sua prática. O objetivo deste texto é destacar as contribuições da Abordagem Documental do Didático para a melhoria da produção de artefatos tecnológicos digitais voltados para o ensino da matemática. Tem-se como hipótese que o professor realiza avaliações, adaptações e combinações para inserir um novo recurso em suas aulas. São essas tarefas e os dados levantados por este profissional que interessam à engenharia de software, uma vez que neste momento o professor assume o papel de designer de recursos. É esta experiência, analisada à luz da Abordagem Documental do Didático, que deve contribuir para o desenvolvimento de software educativo na perspectiva da Engenharia Didático-Informática, como buscamos mostrar neste texto.

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Biografia do Autor

Marilena, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

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Publicado

2021-12-27

Edição

Seção

Finalizada - ABORDAGEM DOCUMENTAL DO DIDÁTICO E CORRELATAS