Práticas pedagógicas mediadas por tecnologias digitais na Educação Matemática Inclusiva
um estudo exploratório
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i1p611-664Palavras-chave:
Educação Matemática Inclusiva, Tecnologias Digitais., Pesquisa bibliográficaResumo
Mediante a análise de publicações científicas brasileiras, o objetivo deste estudo exploratório é identificar o que as pesquisas em Educação Matemática Inclusiva que consideram tecnologias digitais apontam sobre a prática pedagógica do professor. Como procedimentos metodológicos, utilizamos pressupostos de um mapeamento na concepção de Fiorentini. Os resultados indicam que a inserção de tecnologias conduz ao deslocamento das práticas pedagógicas, que acontecem em um contexto diferente da sala de aula comum e de forma pontual no momento do desenvolvimento do conteúdo matemático, enquanto a integração de tecnologias na prática pedagógica promove ações pedagógicas compartilhadas, caracterizadas pela interação constante entre professores e estudantes. As análises efetuadas mostram que essas duas práticas pedagógicas podem acontecer concomitantemente no mesmo contexto escolar, pois ambas possibilitam subsídios para a reflexão sobre inclusão digital e o uso gradativo das tecnologias por estudantes assistidos pela Educação Especial.
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