A Pesquisa como princípio educativo em intervenções com a Modelagem Matemática na Educação Básica
análise de Teses e Dissertações por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i1p319-351Palavras-chave:
Modelagem Matemática, Pesquisa, Ensino de MatemáticaResumo
Este artigo é um recorte de uma tese de doutoramento em desenvolvimento e tem como objetivo compreender de que modo a Pesquisa como princípio educativo é abordada em intervenções com a Modelagem Matemática na Educação Básica. Para tanto, realizou-se uma Revisão Sistemática da Literatura em três bases de dados de divulgação de pesquisas acadêmicas nacionais e internacionais, sendo elas a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD; a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES; e a Networked Digital Library of Theses and Dissertations - NDLTD. Descreve o processo de busca e categorização das 71 pesquisas acadêmicas emergentes por meio da busca dos descritores utilizados. A análise dessas produções mostra que os autores não explicitaram relações entre os métodos de ensino elencados. No entanto, as pesquisas mostram que em uma intervenção com a Modelagem, a busca por conteúdos em sites da rede mundial de computadores ou o levantamento de dados são exemplos do ato de realizar pesquisa para os estudantes.
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