Subjetividade e aprendizagem matemática
mapeamento da produção acadêmica stricto sensu brasileira
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i1p556-581Palavras-chave:
Educação Matemática, Formação subjetiva, Produção científicaResumo
Com este artigo, temos o propósito de elaborar compreensões sobre o conhecimento produzido em nível de pós-graduação stricto sensu no Brasil, até o ano de 2020, na esteira dos temas subjetividade e aprendizagem matemática. Para isso, realizamos uma pesquisa do tipo estado do conhecimento, que tem natureza básica, exploratória, de abordagem mista, e caráter bibliográfico. Com foco na produção em nível de pós-graduação, definimos como bases de dados a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, e, a partir do percurso metodológico adotado, foram selecionados 17 trabalhos para compor o corpus da pesquisa. Os resultados desse estudo apontam uma grande concentração das produções na região Sul e Sudeste do país, e em programas da área de Educação. A produção é dispersa, havendo uma certa coesão quanto à natureza metodológica das pesquisas, posto que todas são qualitativas, mas sendo plurais no que tange aos temas abordados, referenciais teórico metodológicos, estratégias de produção dos dados e resultados. Ainda, é possível apontar que, apesar da importância da temática, o volume de trabalhos é pouco expressivo, permitindo indicar a necessidade de mais produções sobre a temática.
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