O pesquisar-com a Fenomenologia em Filosofia da Educação Matemática
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i2p535-557Palavras-chave:
Filosofia da Educação Matemática, Fenomenologia, Pesquisa QualitativaResumo
Este texto enfoca a Fenomenologia como uma possibilidade de pesquisar em Filosofia da Educação Matemática. Apresenta algumas características da Fenomenologia para a pesquisa nesse contexto e expõem os procedimentos realizados em uma tese de doutorado com bases fenomenológicas, para exemplificar o que é dito em termos teóricos. Sua intenção não é apresentar um modo universal de pesquisar, mas tão somente dar direções e contribuir com outras pesquisas, especialmente com as que buscam compreender fenômenos situados na Educação Matemática sob a perspectiva fenomenológica. Com os autores lidos e a pesquisa exemplificada, compreendo que o pesquisar-com a Fenomenologia é um movimento de abertura para o fenômeno, cujo ponto de partida é a experiência vivida de um Ser que, ao estar no mundo, é sempre consciência.
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