Movimentos Identitários de Professores no Contexto de Pandemia

Autores

  • Carla Carla da Silva Eliodorio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – IFES, Campus Cachoeiro de Itapemirim https://orcid.org/0000-0002-6142-7409
  • Mateus Boneli Velten Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – IFES, Campus Cachoeiro de Itapemirim https://orcid.org/0000-0001-6602-824X
  • Thiarla Xavier Dal-Cin Zanon UFES/IFES

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i3p591-611

Palavras-chave:

Movimentos Identitários, Pandemia, Professores de Matemática

Resumo

Nesta pesquisa de abordagem qualitativa e interpretativa, analisam-se os movimentos identitários de duas professoras de matemática da educação básica de uma instituição pública do sul do Espírito Santo (ES). O estudo está baseado nas componentes do autoconhecimento e na definição de identidade com enfoque na docência. Através de entrevistas semiestruturadas, realizadas em 2019 e depois, em 2021, durante a pandemia, notou-se que o fato de as professoras lecionarem matemática em uma mesma escola não assegurou ideias e atitudes similares. Verificou-se que elas produziram variações em suas perspectivas, uma vez que são indivíduos distintos e que o mesmo contexto não garante igual profissionalidade, embora possa estimular que elas reflitam sobre os modos de ser e estar na docência. Conclui-se, então, que aspectos do autoconhecimento e da identidade profissional de ambas foram se modificando e transformando a partir de suas vivências individuais e coletivas tanto em seu ambiente escolar quanto no contexto social, cultural e econômico de cada uma.

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Biografia do Autor

Carla Carla da Silva Eliodorio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – IFES, Campus Cachoeiro de Itapemirim

Atualmente é Licencianda em Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo - campus Cachoeiro de Itapemirim e residente do Programa Residência Pedagógica (PRP). Possui experiência na área de Educação Matemática.

Mateus Boneli Velten, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – IFES, Campus Cachoeiro de Itapemirim

Licenciado em Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo ? Campus Cachoeiro de Itapemirim, se especializando em Educação: Metodologias e Práticas para o Ensino Fundamental pelo Ifes - Campus Nova Venécia e em Metodologias do Ensino de Matemática pelo Grupo Educacional FAVENI. Atualmente trabalha como professor de Matemática do Ensino Fundamental e Médio na rede estadual do Espírito Santo, lotado em Cachoeiro de Itapemirim. Possui experiência como professor da educação básica e do ensino técnico.

Referências

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Publicado

2022-10-31

Como Citar

CARLA DA SILVA ELIODORIO, C.; BONELI VELTEN, M.; XAVIER DAL-CIN ZANON, T. Movimentos Identitários de Professores no Contexto de Pandemia. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 24, n. 3, p. 591–611, 2022. DOI: 10.23925/1983-3156.2022v24i3p591-611. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/57963. Acesso em: 26 dez. 2024.