Movimentos Identitários de Professores no Contexto de Pandemia
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i3p591-611Palavras-chave:
Movimentos Identitários, Pandemia, Professores de MatemáticaResumo
Nesta pesquisa de abordagem qualitativa e interpretativa, analisam-se os movimentos identitários de duas professoras de matemática da educação básica de uma instituição pública do sul do Espírito Santo (ES). O estudo está baseado nas componentes do autoconhecimento e na definição de identidade com enfoque na docência. Através de entrevistas semiestruturadas, realizadas em 2019 e depois, em 2021, durante a pandemia, notou-se que o fato de as professoras lecionarem matemática em uma mesma escola não assegurou ideias e atitudes similares. Verificou-se que elas produziram variações em suas perspectivas, uma vez que são indivíduos distintos e que o mesmo contexto não garante igual profissionalidade, embora possa estimular que elas reflitam sobre os modos de ser e estar na docência. Conclui-se, então, que aspectos do autoconhecimento e da identidade profissional de ambas foram se modificando e transformando a partir de suas vivências individuais e coletivas tanto em seu ambiente escolar quanto no contexto social, cultural e econômico de cada uma.
Metrics
Referências
CYRINO, M. C. de C. T. (2017). Identidade profissional de (futuros) professores que ensinam matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 10 (n. 24), p. 699-712.
GARCIA, T. & CYRINO, M. C. de C. T. (2019). Identidade profissional de professores que ensinam matemática em uma comunidade de prática. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 8 (n. 15), p. 33-61.
HALL, S. (2006). A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guaracira Lopes Louro. DP&A.
KELCHTERMANS, G. (2009). Who I am in how I teach is the message: self‐understanding, vulnerability and reflection. Teachers and teaching: theory and practice, v. 15 (n. 2), p. 257-272.
LAVILLE, C. & DIONNE, J. (1999). A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Tradução de Heloísa Monteiro e Francisco Settineri. UFMG.
MASON, J. (2002). Qualitative Researching. SAGE Publications.
RODRIGUES, P. H. & CYRINO, M. C. de C. T. (2020). Identidade profissional de futuros professores de Matemática: aspectos do autoconhecimento mobilizados no Vaivém. Zetetiké, v. 28, p. 1-26.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).