Análise das Percepções de Professores de Matemática em Formação Inicial e Continuada sobre a Aprendizagem Significativa e Crítica

Autores

  • Simone Regina dos Reis Universidade Federal de Santa Maria
  • Maria Cecília Pereira Santarosa Universidade Federal de Santa Maria
  • Carmen Vieira Mathias Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i4p229-253

Palavras-chave:

Formação de Professores, Residência Pedagógica, Matemática

Resumo

OO presente trabalho é um recorte de uma pesquisa mais ampla, que busca identificar as percepções prévias de professores(as) de matemática em formação inicial e continuada sobre o tema formação de professores(as) em uma perspectiva significativa e crítica. Por meio de um estudo de caso, adotando como referencial metodológico a análise de conteúdo de Bardin, essas percepções são analisadas sob a ótica da aprendizagem significativa e crítica, argumentando sobre as implicações dos resultados para a prática do ensino. Os dados analisados foram coletados ao longo do desenvolvimento de uma oficina sobre a formação de professores(as), com destaque para a participação de acadêmicos(as) de uma licenciatura em matemática, participantes do Programa Residência Pedagógica na condição de residentes, atuando colaborativamente com os(as) professores(as) da escola básica, na condição de preceptores(as) do mesmo programa. Dentre as percepções prévias identificadas na pesquisa, pode-se concluir que é preciso ampliar ainda as ações de formação de professores(as), para que se fomente a troca de experiências e a reflexão crítica sobre a própria prática dos(as) profissionais envolvidos(as) na formação continuada proposta. Os resultados também indicam que é possível observar que os(as) participantes ainda precisam reconhecer-se como profissionais em ações de ensino e de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Simone Regina dos Reis, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado em Educação em Ciência

Maria Cecília Pereira Santarosa, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado em Ensino de Física

Carmen Vieira Mathias, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado em Matemática

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Publicado

2022-12-26

Edição

Seção

Número Temático: Formação de Professores de Matemática na interface com o Programa Residência Pedagógica 2022