Análise das Percepções de Professores de Matemática em Formação Inicial e Continuada sobre a Aprendizagem Significativa e Crítica
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i4p229-253Palavras-chave:
Formação de Professores, Residência Pedagógica, MatemáticaResumo
OO presente trabalho é um recorte de uma pesquisa mais ampla, que busca identificar as percepções prévias de professores(as) de matemática em formação inicial e continuada sobre o tema formação de professores(as) em uma perspectiva significativa e crítica. Por meio de um estudo de caso, adotando como referencial metodológico a análise de conteúdo de Bardin, essas percepções são analisadas sob a ótica da aprendizagem significativa e crítica, argumentando sobre as implicações dos resultados para a prática do ensino. Os dados analisados foram coletados ao longo do desenvolvimento de uma oficina sobre a formação de professores(as), com destaque para a participação de acadêmicos(as) de uma licenciatura em matemática, participantes do Programa Residência Pedagógica na condição de residentes, atuando colaborativamente com os(as) professores(as) da escola básica, na condição de preceptores(as) do mesmo programa. Dentre as percepções prévias identificadas na pesquisa, pode-se concluir que é preciso ampliar ainda as ações de formação de professores(as), para que se fomente a troca de experiências e a reflexão crítica sobre a própria prática dos(as) profissionais envolvidos(as) na formação continuada proposta. Os resultados também indicam que é possível observar que os(as) participantes ainda precisam reconhecer-se como profissionais em ações de ensino e de aprendizagem.
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