O Programa Residência Pedagógica
uma reflexão tomando por base a experiência francesa
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i4p096-137Palavras-chave:
Residência Pedagógica, Pré-profissionalização, Formação de professores na França, Formação inicial de professores no Brasil, Professor de MatemáticaResumo
Este artigo tem como objetivo ampliar o debate sobre a residência pedagógica no Brasil fazendo um comparativo com o que ocorre na França, com ênfase na formação inicial de professores(as) de matemática. A França está passando por mudanças na educação nacional. Um dos objetivos é melhorar o desempenho discente em matemática que vem caindo nos últimos 30 anos. No quadro de um grande plano que começa a ser implementado na educação nacional da França, temos o investimento nas condições da atuação docente como um dos pontos fortes da reforma, que traz como uma das medidas uma proposta de pré-profissionalização. Procuramos comparar essa proposta com a residência pedagógica no Brasil, sem esquecer as diferenças histórico-culturais. Para tanto, realizamos uma pesquisa exploratória baseada em dados documentais oficiais atuais disponíveis dos governos brasileiro e francês sobre as propostas que vêm ocorrendo no ensino de matemática. Essa pesquisa deriva de um estudo de pós-doutorado na França. Entre os resultados observados na França, consideramos que seria pertinente a ampliação do tempo da residência pedagógica no Brasil proposto inicialmente pela CAPES, bem como aumento do valor das bolsas, de forma a valorizar a formação inicial docente. Consideramos que também se faz necessário um projeto nacional de valorização da carreira de professor(a) no Brasil com mais investimentos em educação.
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