O Programa Residência Pedagógica

uma reflexão tomando por base a experiência francesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i4p096-137

Palavras-chave:

Residência Pedagógica, Pré-profissionalização, Formação de professores na França, Formação inicial de professores no Brasil, Professor de Matemática

Resumo

Este artigo tem como objetivo ampliar o debate sobre a residência pedagógica no Brasil fazendo um comparativo com o que ocorre na França, com ênfase na formação inicial de professores(as) de matemática. A França está passando por mudanças na educação nacional. Um dos objetivos é melhorar o desempenho discente em matemática que vem caindo nos últimos 30 anos. No quadro de um grande plano que começa a ser implementado na educação nacional da França, temos o investimento nas condições da atuação docente como um dos pontos fortes da reforma, que traz como uma das medidas uma proposta de pré-profissionalização. Procuramos comparar essa proposta com a residência pedagógica no Brasil, sem esquecer as diferenças histórico-culturais. Para tanto, realizamos uma pesquisa exploratória baseada em dados documentais oficiais atuais disponíveis dos governos brasileiro e francês sobre as propostas que vêm ocorrendo no ensino de matemática. Essa pesquisa deriva de um estudo de pós-doutorado na França. Entre os resultados observados na França, consideramos que seria pertinente a ampliação do tempo da residência pedagógica no Brasil proposto inicialmente pela CAPES, bem como aumento do valor das bolsas, de forma a valorizar a formação inicial docente. Consideramos que também se faz necessário um projeto nacional de valorização da carreira de professor(a) no Brasil com mais investimentos em educação.

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Biografia do Autor

Vladimir Lira Veras Xavier de Vladimir, UFRPE - Professor do Departamento de Matemática

Possui mestrado em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2005). Atualmente é professor assistente 3 da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Doutorando em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e em Sciences de lÉducation pela Universidade Lumière Lyon 2. Linhas de pesquisa expressão gráfica, educação matemática, educação estatística.

Jean-Claude Régnier, UMR 5191 ICAR Université Lumière Lyon2

Possui graduação em Matemática - Université de Bourgogne Dijon (FRA) (1973), mestrado em Matemática e em Didática da Matemática - Université Nancy1 Nancy (FRA) (1980) e doutorado em Matemática e Didática da Matemática - Université Louis Pasteur Strasbourg (FRA) (1983). Realizou também o mestrado em Ciências da Educação - Université de Lyon - Université Lumière Lyon 2 (FRA) (1986). É Doutor d'Etat-HDR em Ciências e Teorias das Formas da Educação - Université Marc Bloch Strasbourg (FRA) (2000). Atualmente é professor Émérite des Universités (Classe Exceptionnelle) - Université de Lyon (FRA). Recebeu a medalha Chevalier de l?ordre des palmes académiques (França, 2008), o título de Doctor Honoris Causa ? (Universidade de Caxias do Sul ? Brasil, 2017) e Laureado da Medalha de National Research Tomsk State University - Tomsk (Russia, 2018). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: novas tecnologias educativas, ambiente virtual de trabalho, ensino e aprendizagem da Estatística e da Matemática, autonomia, autoavaliação e autocorreção, Didática da Matemática e da Estatística. Ordinary Member of the International Statistical Institute (eleito em 1999). Member of SFDS - Société Française de Statistique - Presidente do Grupo "Ensino da Estatística"(2003-2011). Professor visitante na UCS-RS-Brasil. (2008-2018) Orientador de tese (doutorado em Educação) na Universidade de Sherbrooke, Canadá. Membro permanente do laboratório ICAR (UMR5191, CNRS, Universidade Lumière-Lyon 2, França) e no Grupo de Pesquisa: (1995-2016) Psicologia da Educação Matemática e Estatística (UNICAMP Campinas, Brasil). Professor colaborador PUC-SP PPG em Educação Matemática. Professor do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências da UFRPE - Recife e UFN ? Universidade Franciscana -Santa Maria. Professor convidado de National Research Tomsk State University - Tomsk (Rússia). Pesquisador Visitante Especial (PVE Processo: 88881.068033/2014-01- UFRPE 2015-2017).

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Publicado

2022-12-26

Como Citar

VLADIMIR, V. L. V. X. de; RÉGNIER, J.-C. O Programa Residência Pedagógica: uma reflexão tomando por base a experiência francesa. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 24, n. 4, p. 096–137, 2022. DOI: 10.23925/1983-3156.2022v24i4p096-137. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/58193. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Número Temático: Formação de Professores de Matemática na interface com o Programa Residência Pedagógica 2022