O que Fazer no Trabalho de Conclusão de Curso? Analisando Escolhas dos Licenciandos em Matemática
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i3p612-636Palavras-chave:
Motivos e sentidos, Licenciatura em matemática, Tarefa de estudo, Trabalho de Conclusão de Curso, Teoria Histórico-CulturalResumo
O artigo apresenta-se na temática da formação inicial de professores, no desenvolvimento das tarefas de estudo da docência, sobretudo, relacionado ao trabalho de conclusão de curso. Tem-se como questão de pesquisa a seguinte indagação: quais os motivos que sustentam as escolhas dos licenciandos em matemática pela temática e desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso? Conexo ao problema, apresenta-se o objetivo de analisar os motivos que justificam as escolhas dos licenciandos na produção desse trabalho. O texto fundamenta-se com base na teoria histórico-cultural com destaque nos princípios psicológicos e didáticos da teoria da atividade, no desenvolvimento dos motivos e sentidos pessoais diante das significações sociais da formação inicial. A metodologia desenvolve-se por meio de uma intervenção pedagógica formativa realizada com dois sujeitos dessa licenciatura. A produção dos dados tem referente empírico nas transcrições de entrevistas e momentos de orientações coletivas para o desenvolvimento do trabalho acadêmico materializado em formato de artigo. A análise é realizada na perspectiva do materialismo histórico-dialético, que demonstra resultados por meio dos motivos criadores de sentido pelos estudantes sobre suas vivências e experiências no desenvolvimento da formação inicial, sobretudo durante os processos formativos ao longo da graduação. Além desses casos, também foram observados o convencimento dos pares, demonstrando relações sobre as orientações teórico-metodológicas/ideológicas em suas percepções acerca da atividade pedagógica nas intervenções realizadas.
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