O que Fazer no Trabalho de Conclusão de Curso? Analisando Escolhas dos Licenciandos em Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i3p612-636

Palavras-chave:

Motivos e sentidos, Licenciatura em matemática, Tarefa de estudo, Trabalho de Conclusão de Curso, Teoria Histórico-Cultural

Resumo

O artigo apresenta-se na temática da formação inicial de professores, no desenvolvimento das tarefas de estudo da docência, sobretudo, relacionado ao trabalho de conclusão de curso. Tem-se como questão de pesquisa a seguinte indagação: quais os motivos que sustentam as escolhas dos licenciandos em matemática pela temática e desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso? Conexo ao problema, apresenta-se o objetivo de analisar os motivos que justificam as escolhas dos licenciandos na produção desse trabalho. O texto fundamenta-se com base na teoria histórico-cultural com destaque nos princípios psicológicos e didáticos da teoria da atividade, no desenvolvimento dos motivos e sentidos pessoais diante das significações sociais da formação inicial. A metodologia desenvolve-se por meio de uma intervenção pedagógica formativa realizada com dois sujeitos dessa licenciatura. A produção dos dados tem referente empírico nas transcrições de entrevistas e momentos de orientações coletivas para o desenvolvimento do trabalho acadêmico materializado em formato de artigo.  A análise é realizada na perspectiva do materialismo histórico-dialético, que demonstra resultados por meio dos motivos criadores de sentido pelos estudantes sobre suas vivências e experiências no desenvolvimento da formação inicial, sobretudo durante os processos formativos ao longo da graduação. Além desses casos, também foram observados o convencimento dos pares, demonstrando relações sobre as orientações teórico-metodológicas/ideológicas em suas percepções acerca da atividade pedagógica nas intervenções realizadas.

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Biografia do Autor

Bruno Silva Silvestre, Universidade Federa de Goiás - UFG

Doutor e Mestre em Educação em Ciências e Matemática UFG (2022, 2018). Especialista em Educação Matemática UFG (2014). Especialista em Educação Inclusiva com ênfase no Atendimento Educacional Especializado (AEE), FABEC (2013). Concluída graduação, Licenciatura em Matemática - Faculdades Alfredo Nasser (2011). Atualmente está como professor de Sala de Recursos Multifuncionais na Secretaria Municipal de Educação (Goiânia). Integrante do GEMat, Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Matemática e também do GT 07 sobre a formação de professores que ensinam matemática da SBEM - Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, Teoria Histórico Cultural, Ensino Lúdico, Processos de Escolhas e Tomada de Decisão e Formação de Professores de Matemática.

Silva, Maria Marta da, Universidade Estadual de Goiás – Campus Quirinópolis

Pós-doutoranda USP, Doutora em Educação e Matemática (UFG), Mestre em Educação Ciências e Matemática (UFG), Especialização em Matemática Superior (UEG), Licenciatura Plena em Matemática (UEG), Professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás (RTI), atuando especificadamente na licenciatura em Matemática, professora de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental na Rede Municipal (30 anos). Professora de Matemática e Física do Ensino Médio - Rede Estadual- (por 22 anos). Professora das Especializações: Educação, Ciências e Humanidades e Gestão e Docência na Educação Básica (UEG). Coordenadora do CluMat (Clube de Matemática) da Universidade Estadual de Goiás. Coordenadora Central dos Cursos de Matemática da Universidade Estadual de Goiás. Coordenadora Setorial do Curso de Matemática do Campus Sudoeste Sede Quirinópolis .Coordenadora de Área do Sub Projeto Pibid de Matemática da UEG (Bolsista CAPES). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Atividade Matemática (GeMAT- UFG). Membro da Rede GePape (FeUsp). Parecerista ad hoc de revistas científicas. Linhas de Pesquisa: Formação de professores que ensinam Matemática; Organização do Ensino e da aprendizagem de conteúdos de Matemática na perspectiva da Teoria Histórico Cultural e Teoria da Atividade; Movimento lógico-histórico de conceitos matemáticos.

Cedro, Wellington Lima, Universidade Federal de Goiás

Wellington Lima Cedro é Doutor em Educação (área de Ensino de Ciências e Matemática) pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), tem mestrado em Educação pela FEUSP. Atualmente é professor do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás (IME/UFG). Atua no curso de licenciatura em Matemática e no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFG), mestrado e doutorado. É Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Atividade Matemática (GeMAT) do IME/UFG. Membro do GEPAPe (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica) da FEUSP. Atual Tutor do PETMAT/UFG (2015 -??). Atual coordenador do curso de Licenciatura em Matemática da UFG (2021-?). Atual diretor da Regional Goiás da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (2022-2025). Coordenador do projeto de Clube de Matemática do IME/UFG. Membro do GT 19 da ANPED. Foi professor de matemática da rede estadual de ensino do estado de Goiás e da rede municipal de ensino da cidade de Goiânia. Foi Coordenador do Grupo de Trabalho 07 (GT-07 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA) da SBEM BRASIL (2015-2018). Foi coordenador do PPGECM/UFG, mestrado e doutorado (2015-2016) e vice coordenador (2011-2014). Foi Diretor da Regional Goiás da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (2010-2016), Vice-diretor (2019-2022) e Primeiro secretário (2007-2010). Foi coordenador do Núcleo da UFG do projeto "Educação matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Princípios e práticas da organização do ensino"- OBEDUC/CAPES (2011-2015). Foi Coordenador de Área do subprojeto Matemática do PIBID/UFG Goiânia (2010-2011). No IME/UFG, foi coordenador do laboratório de Educação Matemática (LEMAT/IME/UFG) no período de 2009-2012, foi coordenador de estágio do curso de licenciatura em matemática (2006-2007; 2009; 2012-2014; 2019-2020), e, foi coordenador do curso de especialização em educação matemática (2010-2013). Na Educação Matemática, os seus trabalhos e pesquisas enfatizam a formação de professores que ensinam matemática, as atividades de ensino e a aprendizagem de docentes e estudantes, tendo como base teórica a Teoria histórico-cultural.

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Publicado

2022-10-31