O que Fazer no Trabalho de Conclusão de Curso? Analisando Escolhas dos Licenciandos em Matemática

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i3p612-636

Mots-clés :

Motifs et le sens, Diplôme en mathématiques., Travail d'étude, Travail de fin de cours, Théorie historico-culturelle

Résumé

L'article est présenté dans le thème de la formation initiale des enseignants, dans le développement des tâches d'étude de l'enseignement, particulièrement liées au travail de fin de cours. La question est la suivante : quelles sont les raisons qui soutiennent les choix des étudiants en mathématiques pour le thème et le développement du travail de fin de cours ? Lié au problème, il est présenté l'objectif d'analyser les raisons, basées sur la théorie culturelle-historique, qui justifient les choix des étudiants dans la production du travail final du cours. Le texte est basé sur la théorie historico-culturelle, en mettant l'accent sur les principes psychologiques et didactiques de la théorie de l'activité, sur le développement des motifs et des orientations personnelles face aux significations sociales de la formation initiale. La méthodologie est développée à travers une Intervention Pédagogique Formative menée à bien avec deux sujets de la graduation. La production des données a une référence empirique dans les transcriptions des entretiens et les moments d'orientations collectives pour le développement du travail académique matérialisé sous forme d'article. L'analyse est effectuée dans la perspective du matérialisme historico-dialectique, qui, ils démontrent des résultats au moyen des raisons créateurs de sens par les étudiants sur leurs expériences et les expériences dans le développement de la formation initiale, spécialement aux processus formatifs qu'ils ont eu le long de la graduation, outre les cas dans lesquels il y a eu conviction des paires, démontrant des relations sur les orientations théoriques-méthodologiques/idéologiques dans comme ils perçoivent l'activité pédagogique dans les interventions accomplies.

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Bibliographies de l'auteur

Bruno Silva Silvestre, Universidade Federa de Goiás - UFG

Doutor e Mestre em Educação em Ciências e Matemática UFG (2022, 2018). Especialista em Educação Matemática UFG (2014). Especialista em Educação Inclusiva com ênfase no Atendimento Educacional Especializado (AEE), FABEC (2013). Concluída graduação, Licenciatura em Matemática - Faculdades Alfredo Nasser (2011). Atualmente está como professor de Sala de Recursos Multifuncionais na Secretaria Municipal de Educação (Goiânia). Integrante do GEMat, Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Matemática e também do GT 07 sobre a formação de professores que ensinam matemática da SBEM - Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, Teoria Histórico Cultural, Ensino Lúdico, Processos de Escolhas e Tomada de Decisão e Formação de Professores de Matemática.

Maria Marta da Silva, Universidade Estadual de Goiás – Campus Quirinópolis

Pós-doutoranda USP, Doutora em Educação e Matemática (UFG), Mestre em Educação Ciências e Matemática (UFG), Especialização em Matemática Superior (UEG), Licenciatura Plena em Matemática (UEG), Professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás (RTI), atuando especificadamente na licenciatura em Matemática, professora de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental na Rede Municipal (30 anos). Professora de Matemática e Física do Ensino Médio - Rede Estadual- (por 22 anos). Professora das Especializações: Educação, Ciências e Humanidades e Gestão e Docência na Educação Básica (UEG). Coordenadora do CluMat (Clube de Matemática) da Universidade Estadual de Goiás. Coordenadora Central dos Cursos de Matemática da Universidade Estadual de Goiás. Coordenadora Setorial do Curso de Matemática do Campus Sudoeste Sede Quirinópolis .Coordenadora de Área do Sub Projeto Pibid de Matemática da UEG (Bolsista CAPES). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Atividade Matemática (GeMAT- UFG). Membro da Rede GePape (FeUsp). Parecerista ad hoc de revistas científicas. Linhas de Pesquisa: Formação de professores que ensinam Matemática; Organização do Ensino e da aprendizagem de conteúdos de Matemática na perspectiva da Teoria Histórico Cultural e Teoria da Atividade; Movimento lógico-histórico de conceitos matemáticos.

Wellington Lima Cedro, Universidade Federal de Goiás

Wellington Lima Cedro é Doutor em Educação (área de Ensino de Ciências e Matemática) pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), tem mestrado em Educação pela FEUSP. Atualmente é professor do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás (IME/UFG). Atua no curso de licenciatura em Matemática e no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFG), mestrado e doutorado. É Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Atividade Matemática (GeMAT) do IME/UFG. Membro do GEPAPe (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica) da FEUSP. Atual Tutor do PETMAT/UFG (2015 -??). Atual coordenador do curso de Licenciatura em Matemática da UFG (2021-?). Atual diretor da Regional Goiás da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (2022-2025). Coordenador do projeto de Clube de Matemática do IME/UFG. Membro do GT 19 da ANPED. Foi professor de matemática da rede estadual de ensino do estado de Goiás e da rede municipal de ensino da cidade de Goiânia. Foi Coordenador do Grupo de Trabalho 07 (GT-07 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA) da SBEM BRASIL (2015-2018). Foi coordenador do PPGECM/UFG, mestrado e doutorado (2015-2016) e vice coordenador (2011-2014). Foi Diretor da Regional Goiás da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (2010-2016), Vice-diretor (2019-2022) e Primeiro secretário (2007-2010). Foi coordenador do Núcleo da UFG do projeto "Educação matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Princípios e práticas da organização do ensino"- OBEDUC/CAPES (2011-2015). Foi Coordenador de Área do subprojeto Matemática do PIBID/UFG Goiânia (2010-2011). No IME/UFG, foi coordenador do laboratório de Educação Matemática (LEMAT/IME/UFG) no período de 2009-2012, foi coordenador de estágio do curso de licenciatura em matemática (2006-2007; 2009; 2012-2014; 2019-2020), e, foi coordenador do curso de especialização em educação matemática (2010-2013). Na Educação Matemática, os seus trabalhos e pesquisas enfatizam a formação de professores que ensinam matemática, as atividades de ensino e a aprendizagem de docentes e estudantes, tendo como base teórica a Teoria histórico-cultural.

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Publiée

2022-10-31

Comment citer

SILVA SILVESTRE, B.; SILVA, M. M. da; CEDRO, W. L. O que Fazer no Trabalho de Conclusão de Curso? Analisando Escolhas dos Licenciandos em Matemática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 24, n. 3, p. 612–636, 2022. DOI: 10.23925/1983-3156.2022v24i3p612-636. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/58902. Acesso em: 16 juill. 2024.