Orientações didático-pedagógicas para o trabalho com resolução de problemas nas aulas de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i1p145-166

Palavras-chave:

Resolução de Problemas, Educação Matemática., Estado do Conhecimento

Resumo

Orientações curriculares recentes, como a Base Nacional Comum Curricular e currículos estaduais e locais nela sustentados, enfatizam a resolução de problemas em suas indicações, fomentando movimentos de pesquisa e de práticas de ensino voltados a essa temática. Este artigo tem como objetivo apresentar as compreensões que emergiram a respeito das orientações didático-pedagógicas para o trabalho com resolução de problemas, a partir da análise de teses e dissertações brasileiras do campo da Educação Matemática produzidas no período de 2016 a 2020. Para isso, foi realizado um estudo do tipo Estado do Conhecimento, com um total de 77 produções, sendo 14 teses e 63 dissertações, localizadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e no catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Para a análise das produções, foi utilizada a Análise Textual Discursiva e o software IRaMuTeQ. Os resultados sugerem a predominância de produções que comunicam o uso da resolução de problemas como um caminho para a construção de novos conhecimentos matemáticos ou a sua ressignificação, por meio de investigações que valorizam o processo e o pensamento dos estudantes envolvidos em trabalho colaborativo. Com relação às etapas de ensino em que as investigações foram inseridas ou para as quais foram direcionadas, verificamos maior interesse para a Educação Básica, com destaque às etapas do Ensino Médio e dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Na formação de professores, o maior quantitativo das pesquisas está relacionado à formação inicial, com foco nos estudantes de cursos de Licenciatura em Matemática.

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Biografia do Autor

Kaique Nascimento Martins, Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Licenciado em Matemática (2019) pelo Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologias da Bahia, IFBA - Campus Valença, onde participou do Programa Institucional de Bolsa e Iniciação a Docência - PIBID, realizando estudos sobre a utilização de materiais manipuláveis nas salas de aula de matemática; Programa Residência Pedagógica, ministrando aulas de Matemática no Ensino Fundamental Anos Finais; Projetos de monitorias em componentes curriculares da Licenciatura em Matemática, como Cálculo Diferencial e Integral III e no Integrado, nas turmas de 3º ano. Especialista em Metodologia do ensino de Matemática (2021) pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI. Mestre em Educação em Ciências e Matemática - PPGECM (2022) pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Possui experiência como professor de Matemática na Educação Básica, ministrando aulas no Ensino Fundamental Anos Finais e no Ensino Médio no município de Taperoá-BA. Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa Educação Matemática e Diversidade Cultural - GEPEMDiC, faz parte do deparamento pedagógico da Secretaria de Educação de Taperoá. e atua como professor no Colégio Estadual Estela Aleluia Guimarães. Tem interesse na área de Educação Matemática, nos seguintes temas: Resolução de Problemas, uso de softwares para análise de dados na pesquisa qualitativa, Análise Textual Discursiva e formação de professores.

Larissa Pinca Sarro Gomes, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (1994), mestre em Ciência da Computação pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - ICMC/USP (1999) e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2014). Atualmente é professora Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz atuando no curso de Licenciatura em Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Desenvolve pesquisas na área de Educação Matemática com temas relacionados à História da Educação Matemática, Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática e Resolução de Problemas nas aulas de Matemática. Coordena projeto itinerante de divulgação científica com ênfase em atividades investigativas de Matemática.

Marlúbia Corrêa de Paula, Universidade Estadual de Santa Cruz

Atualmente é professora Visitante Adjunto na Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Ilhéus/BA. Professora no Departamento de Ciências Tecnológicas - DCET, colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECM. Pós-Doutora em estudos voltados a Análise Crítica de Discurso - Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS); Doutora em Educação em Ciências e Matemática - PUCRS (2014 - 2018) com Doutorado Sanduíche (PDSE) pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em Vila Real, Portugal. Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM); Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativa (SE&PQ) e da Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica - ANPMat. Vice líder no Grupo de Pesquisa "Tecnologias Digitais Potencializadoras do Ensino e da Pesquisa em Educação Matemática (GPTDEM)". Coordenadora do Projeto de Pesquisa Análise Textual Discursiva na Pesquisa Qualitativa com uso de CAQDAS (Computer- Assisted Qualitative Data Analysis Software). Participa do Grupo de Pesquisa Estudos avançados sobre Análise Textual Discursiva e métodos correlatos (PUCRS). Possui como temáticas de interesse: Educação Matemática; Formação de professores e estudos sobre Análises Textuais Qualitativas com uso de softwares.

Norma Suely Gomes Allevato, Universidade Cruzeiro do Sul

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (1985), mestrado em Mestrado em Matemática Pura pela Universidade Estadual de Londrina (1991) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Atualmente é membro associado da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É professora titular e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, onde é líder do GPEAEM - Grupo de Pesquisa e Estudos Avançados em Educação Matemática, e desenvolve atividades de extensão voltadas à formação de professores de e que ensinam Matemática. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, resolução de problemas, formação de professores, ensino-aprendizagem e ensino e aprendizagem.

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Publicado

2023-04-29

Como Citar

MARTINS, K. N.; PINCA SARRO GOMES, L.; CORRÊA DE PAULA, M.; SUELY GOMES ALLEVATO, N. Orientações didático-pedagógicas para o trabalho com resolução de problemas nas aulas de matemática. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 145–166, 2023. DOI: 10.23925/1983-3156.2023v25i1p145-166. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/59947. Acesso em: 18 nov. 2024.