O estudo de aula no Brasil e a formação Inicial de professores de matemática

uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i1p259-282

Palavras-chave:

Estudo de aula, Formação inicial de professores, Revisão de literatura

Resumo

O Estudo de Aula é um processo de formação docente que visa a melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem por meio de um trabalho coletivo e reflexivo que envolve a definição do objetivo da aula, estudos relacionados ao tópico a ser ensinado, planejamento detalhado da aula, condução da aula por um dos participantes e análise após a sua realização. Esse processo se originou no Japão ao final do século XIX e tem sido desenvolvido em vários países com docentes em serviço e/ou em formação inicial, passando por adaptações. Neste texto, apresentamos um panorama das produções científicas relativas ao Estudo de Aula, realizadas no âmbito da formação inicial de professores de matemática, até o ano de 2021. Nossa intenção é evidenciar possibilidades e desafios para o desenvolvimento desse processo formativo, bem como, suas contribuições. As pesquisas analisadas mostram que o Estudo de Aula pode propiciar várias contribuições para a formação de futuros professores de matemática, principalmente em relação à articulação entre teoria e prática e, também, favorecer a aproximação entre universidade e escola básica.

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Biografia do Autor

Roselene Alves Amâncio, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora de Matemática do Centro Pedagógico da UFMG

Mestra em Ensino de Matemática - PUC Minas

Doutoranda em Educação - UFMG

Samira Zaidan, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Matemática (1979), mestrado (1993) e o doutorado (2001) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Pós-Doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2016). Professora titular da UFMG, aposentada, Professora Voluntária no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Faculdade de Educação no subsetor Educação Matemática, com plano de trabalho no Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social (Doutorado) e do Programa de Pós-Graduação Educação e Docência-Mestrado Profissional (Promestre), ambos da Faculdade de Educação da UFMG. Professora residente IEAT-Instituto Estudos Avançados Transdisciplinares-UFMG (2017-2018). Estudos e pesquisas no âmbito da educação matemática nos seguintes subtemas: saberes docentes, prática pedagógica, formação docente.

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Publicado

2024-04-30