Um percurso de estudo e pesquisa para a educação financeira

Autores

  • Alexandre Vinícios Campos Damasceno Universidade Federal do Pará
  • José Messildo Viana Nunes Universidade Federal do Pará https://orcid.org/0000-0001-9492-4914
  • Cleonilda Batista Damasceno Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i2p90-126

Palavras-chave:

Educação financeira, Teoria antropológica do didático, Educação matemática

Resumo

A Educação Financeira é um tema cada vez mais difundindo em pesquisas de âmbito nacional e internacional, mas ainda é pouco presente em escolas brasileiras, principalmente, públicas. Nesse sentido, busca-se, com este artigo, contribuir com indicativos de como lidar com a Educação Financeira, na formação de professores, com diretrizes estendidas à escola básica. A referida pesquisa fundamenta-se na Teoria das Situações Didáticas e na Teoria Antropológica do Didático, que fornece um quadro teórico-metodológigo articulado a um dispositivo de formação denominado Percurso de Estudo e Pesquisa. Tal dispositivo possibilita a construção de respostas coletivas a questões problemáticas da área da educação, nesse caso, a Educação Financeira Escolar. A pesquisa foi desenvolvida em um curso de formação de professores para os anos iniciais de escolarização. O objetivo foi traçar diretrizes para um modelo de letramento financeiro que atenda às necessidades sociais de letramento do cidadão e às exigências das leis educacionais brasileiras. A partir do processo de estudo, produziu-se uma resposta coletiva, com diretrizes de um modelo para desenvolver o letramento financeiro na formação de professores, com potencial para adaptação para a escola básica.

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Biografia do Autor

Alexandre Vinícios Campos Damasceno, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação em Ciências e Matemática

José Messildo Viana Nunes, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação Matemática

Cleonilda Batista Damasceno, Universidade Federal do Pará

Universidade Federal do Pará

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Publicado

2023-08-20

Como Citar

DAMASCENO, A. V. C.; NUNES, J. M. V.; DAMASCENO, C. B. Um percurso de estudo e pesquisa para a educação financeira. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 90–126, 2023. DOI: 10.23925/1983-3156.2023v25i2p90-126. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/61015. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

NÚMERO ESPECIAL - COMEMORAÇÃO DOS 25 ANOS DA REVISTA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PESQU