Um percurso de estudo e pesquisa para a educação financeira
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i2p90-126Palavras-chave:
Educação financeira, Teoria antropológica do didático, Educação matemáticaResumo
A Educação Financeira é um tema cada vez mais difundindo em pesquisas de âmbito nacional e internacional, mas ainda é pouco presente em escolas brasileiras, principalmente, públicas. Nesse sentido, busca-se, com este artigo, contribuir com indicativos de como lidar com a Educação Financeira, na formação de professores, com diretrizes estendidas à escola básica. A referida pesquisa fundamenta-se na Teoria das Situações Didáticas e na Teoria Antropológica do Didático, que fornece um quadro teórico-metodológigo articulado a um dispositivo de formação denominado Percurso de Estudo e Pesquisa. Tal dispositivo possibilita a construção de respostas coletivas a questões problemáticas da área da educação, nesse caso, a Educação Financeira Escolar. A pesquisa foi desenvolvida em um curso de formação de professores para os anos iniciais de escolarização. O objetivo foi traçar diretrizes para um modelo de letramento financeiro que atenda às necessidades sociais de letramento do cidadão e às exigências das leis educacionais brasileiras. A partir do processo de estudo, produziu-se uma resposta coletiva, com diretrizes de um modelo para desenvolver o letramento financeiro na formação de professores, com potencial para adaptação para a escola básica.
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