Transição do aritmético para o algébrico à luz de ideias de Yves Chevallard

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i1p430-454

Palavras-chave:

Aritmético e algébrico, Modelização matemática, Transposição didática

Resumo

Tem-se como objetivo desse artigo refletir sobre a transição da aritmética para a álgebra a partir de publicações de Yves Chevallard. Para isso, selecionamos quatro artigos desse autor que tratam dessa abordagem, no âmbito do sistema de ensino francês, mas com implicações no ensino de álgebra no Brasil. Os artigos foram selecionados por meio de leituras prévias e pelas relevâncias das ideias contidas nos mesmos. A partir das reflexões busca-se uma possível resposta à questão: Quais aspectos epistemológicos da transição do aritmético para o algébrico são revelados em artigos de Yves Chevallard? Os traços metodológicos assumidos são da pesquisa bibliográfica e da análise de conteúdo. As conclusões indicam que os aspectos epistemológicos do aritmético e do algébrico seguem uma modelização matemática algébrico/numérico, intermediada pelo processo de transposição didática.

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Biografia do Autor

José Carlos de Souza Pereira, Secretária de Estado de Educação do Estado do Pará/Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas

Messildo Viana Nunes, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação Matemática

Fernando Cardoso de Matos, Secretária de Estado de Educação do Estado do Pará/Instituto Federal do Par

Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas

Saddo Ag Almouloud, Universidade Federal da Bahia

Doutorado em Matemática e Aplicações

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Publicado

2023-04-29

Como Citar

PEREIRA, J. C. de S. .; NUNES, M. V.; MATOS, F. C. de; ALMOULOUD, S. A. Transição do aritmético para o algébrico à luz de ideias de Yves Chevallard. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 430–454, 2023. DOI: 10.23925/1983-3156.2023v25i1p430-454. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/61669. Acesso em: 23 jul. 2024.