A agência e o desenvolvimento profissionais de pesquisadoras narrativas que ensinam matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i2p166-188

Palavras-chave:

Pesquisa narrativa, Educação matemática, Desenvolvimento profissional, Agência profissional

Resumo

O objetivo deste trabalho é buscar por indícios de desenvolvimento e agência profissionais nas pesquisas narrativas de três educadoras matemáticas, participantes de um grupo de pesquisa que atua colaborativamente na construção de um referencial teórico-metodológico para pesquisas (com) narrativas. Este estudo constitui-se em uma metassíntese qualitativa, cujo corpus de análise é formado por três teses de doutorado desenvolvidas na modalidade de pesquisa narrativa. A primeira delas foi realizada com licenciandos de matemática em uma universidade federal, com a análise de memoriais de formação; as outras duas foram desenvolvidas em salas de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental, tomando as narrativas pedagógicas como objeto de análise. O referencial teórico apoia-se nos estudos (auto)biográficos, na concepção de pesquisa narrativa de Jean Clandinin e Michael Connelly, nas ideias bakhtinianas e na perspectiva histórico-cultural. A pesquisa narrativa potencializa a tomada de consciência da própria constituição profissional e é um dispositivo de autoformação. As professoras-pesquisadoras-narradoras desenvolveram-se e exerceram a agência profissional ao atuarem na formação de estudantes da educação básica e da licenciatura em Matemática.

 

 

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Biografia do Autor

Adair Mendes Nacarato, Universidade São Francisco

Mestre e doutora em Educacao pela Faculdade de Educacao da Unicamp. Docente do Programa de Pos graduacao Stricto Sensu em Educacao da Universidade Sao;o Francisco (USF), campus Itatiba/SP.

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Publicado

2023-08-20

Edição

Seção

NÚMERO ESPECIAL - COMEMORAÇÃO DOS 25 ANOS DA REVISTA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PESQU