O pensamento geométrico espacial e sua articulação com a visualização e a manipulação de objetos em 3D

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i2p258-277

Palavras-chave:

Pensamento Geométrico Espacial, Visualização, GeoGebra, Educação matemática

Resumo

Neste artigo pretende-se construir um quadro conceitual que aborde o pensamento geométrico espacial e as respectivas habilidades de visualização requeridas nos diferentes níveis do processo de escolarização. Estudos indicam que o pensamento geométrico espacial é essencial para o pensamento científico, uma vez que engloba um conjunto de processos cognitivos por meio dos quais o ser humano é capaz de construir e manipular representações mentais de objetos no espaço e é uma habilidade direcionada à representação, uso de objetos e suas relações nos mundos 2D e 3D.  O uso dessa habilidade de raciocínio espacial envolve desenhar, manipular e explicar os objetos e suas relações e deve ser desenvolvida desde os primeiros anos de escolarização. Com base nesse contexto teórico são apresentados resultados parciais de uma pesquisa sobre representações de superfícies que podem ser manipuladas em três dimensões (3D) e que foram obtidas por meio do GeoGebra. A Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval, permitiu a análise das atividades desenvolvidas por pós-graduandos em Educação Matemática, ao observar e manipular tais representações para obter os respectivos registros gráficos e algébricos. O referencial conceitual construído e apresentado neste artigo, contribuiu para a identificação de outras habilidades requeridas neste estudo para o desenvolvimento do pensamento geométrico espacial.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Zsolt Lavicza, Department of STEM Education, Linz School of Education, Johannes Kepler Universität Linz

 PhD (Faculty of Education Cambridge)

Celina A. A. Pereira Abar, PUC-SP

PhD in Mathematics

Mathias Tejera, Department of STEM Education, Linz School of Education, Johannes Kepler Universität Linz

Master of Science, Educational Mathematics

Referências

Cheng, Y.L., & Mix, K.S. (2014). Spatial Training Improves Children's Mathematics Ability. Journal of Cognition and Development, 15, 11 - 2.

Duval, R., & Moretti, T. (2012). Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo do pensamento Registres de représentation sémiotique et fonctionnement cognitif de la pensée. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, 7(2), pp. 266–297.

Duval, R. (2011). Registros de representações semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão em matemática. In: MACHADO, S. D. de A. (Org.). Aprendizagem em Matemática: registros de representação semiótica. 8. ed. Campinas, SP: Papirus.

Duval, R. (2006). A Cognitive Analysis of Problems of Comprehension in a Learning of Mathematics. Educational Studies in Mathematics, 61, 103-131.

http://dx.doi.org/10.1007/s10649-006-0400-z

Duval, R. (2000). Basic issues for research in Mathematics Education. In M. J. Hoines, & A. B. Fuglestad (Eds.), Proceedings of the 24th Conference fo the International Group for the Psychology of Mathematics Education (Vol. 1, pp. 55-69). Hiroshima, Japan: PME.

Duval, R. (1998). Geometry from a cognitive point of view. In C. Mammana & V. Villani (Eds.), Perspectives on the teaching of geometry for the 21st century: An ICMI study. Dordrecht: Kluwer.

Gardner, H. (1983). Frames of Mind: A Theory of Multiple Intelligences. New York: Basic Books.

Gutiérrez, A. (1992). Exploring the links between van Hiele levels and 3-dimensional geometry. Structural Topology, 18, 31–48.

Gutiérrez, A. (1996). Vizualization in 3-dimensional geometry: In search of a framework. In L. Puig & A. Guttierez (Eds.), Proceedings of the 20th conference of the international group for the psychology of mathematics education, vol. 1 (pp. 3–15). Valencia: Universidad de Valencia.

Kluppel, G. T. (2012). Reflexões sobre o ensino de geometria em livros didáticos à Luz da Teoria das Representações Semióticas segundo Raymond Duval. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa.

Fujita, T., Kondo, Y., Kunimune, S., Jones, K., & Kumakura, H. (2014). The influence of 3D representations on students’ level of 3D geometrical thinking. In P. Liljedahl, S. Oesterle, C. Nicol, & D. Allan (Eds.), Proceedings of the 38th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education and the 36th Conference of the North American Chapter of the Psychology of Mathematics Education (PME38 & PME-NA36) (Vol 4, pp.25-32). Vancouver, Canada: PME.

Hitt, F. (1998). Difficulties in the articulation of different representations linked to the concept of function. The Journal of Mathematical Behavior, Volume 17, Issue 1.

Lowrie, T., Logan, T., & Ramful, A. (2016). Spatial Reasoning Influences Students' Performance on Mathematics Tasks. Mathematics Education Research Group of Australasia, 407-414.

Lorenzato, S. (2006). Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados.

Moyer, P. S. (2001). Are we having fun yet? How teachers use manipulatives to teach mathematics. Educational Studies in Mathematics, 47(2), 175-197.

Mulligan, J., Woolcott, G., Mitchelmore, M. & Davis. (2018).Connecting mathematics learning through spatial reasoning. Math Ed Res J 30, 77–87. https://doi.org/10.1007/s13394-017-0210-x

Newcombe, N. S., Uttal, D. H. & Miller, D. I., (2013). Exploring and Enhancing Spatial Thinking: Links to Achievement in Science, Technology, Engineering, and Mathematics? Current Directions in Psychological Science, 22(5), 367–373. https://doi.org/10.1177/0963721413484756

Passos, C. L. B. (2006) Materiais manipuláveis como recursos didáticos na formação de professores de matemática. In: LORENZATO, S. (org): O laboratório de ensino de Matemática na Formação de Professores. Campinas, SP: Autores Associados, pp. 77–91.

Piaget, J. (1952). The origins of intelligence in children (Vol. 8, No. 5, pp. 18-1952). New York: International Universities Press.

Pittalis, M, Christou C. (2013). Coding and decoding representations of 3D shapes. In Psychology the Journal of Mathematical Behavior. DOI:10.1016/J.JMATHB.2013.08.004

Presmeg, N. (2006). Research on visualization in learning and teaching mathematics. In A. Gutierrez & P. Boero (Eds.), Handbook of research on the psychology of mathematics education: Past, present and future (pp. 205–236). Rotterdam: Sense.

van Hiele, P. (1999) Developing Geometric Thinking Through Activities that Begin with Play. Teaching Children Mathematics. February 1999. (pp. 310-316)

Downloads

Publicado

2023-08-20

Edição

Seção

NÚMERO ESPECIAL - COMEMORAÇÃO DOS 25 ANOS DA REVISTA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PESQU