O pensamento geométrico espacial e sua articulação com a visualização e a manipulação de objetos em 3D

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i2p258-277

Palavras-chave:

Pensamento Geométrico Espacial, Visualização, GeoGebra, Educação matemática

Resumo

Neste artigo pretende-se construir um quadro conceitual que aborde o pensamento geométrico espacial e as respectivas habilidades de visualização requeridas nos diferentes níveis do processo de escolarização. Estudos indicam que o pensamento geométrico espacial é essencial para o pensamento científico, uma vez que engloba um conjunto de processos cognitivos por meio dos quais o ser humano é capaz de construir e manipular representações mentais de objetos no espaço e é uma habilidade direcionada à representação, uso de objetos e suas relações nos mundos 2D e 3D.  O uso dessa habilidade de raciocínio espacial envolve desenhar, manipular e explicar os objetos e suas relações e deve ser desenvolvida desde os primeiros anos de escolarização. Com base nesse contexto teórico são apresentados resultados parciais de uma pesquisa sobre representações de superfícies que podem ser manipuladas em três dimensões (3D) e que foram obtidas por meio do GeoGebra. A Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval, permitiu a análise das atividades desenvolvidas por pós-graduandos em Educação Matemática, ao observar e manipular tais representações para obter os respectivos registros gráficos e algébricos. O referencial conceitual construído e apresentado neste artigo, contribuiu para a identificação de outras habilidades requeridas neste estudo para o desenvolvimento do pensamento geométrico espacial.

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Biografia do Autor

Zsolt Lavicza, Department of STEM Education, Linz School of Education, Johannes Kepler Universität Linz

 PhD (Faculty of Education Cambridge)

Celina A. A. Pereira Abar, PUC-SP

PhD in Mathematics

Mathias Tejera, Department of STEM Education, Linz School of Education, Johannes Kepler Universität Linz

Master of Science, Educational Mathematics

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Publicado

2023-08-20

Como Citar

LAVICZA, Z.; ABAR, C. A. A. P.; TEJERA, M. O pensamento geométrico espacial e sua articulação com a visualização e a manipulação de objetos em 3D. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 258–277, 2023. DOI: 10.23925/1983-3156.2023v25i2p258-277. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/61968. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

NÚMERO ESPECIAL - COMEMORAÇÃO DOS 25 ANOS DA REVISTA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PESQU