História como um agente cognitivo de aprendizagem matemática compreensiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i1p329-355

Palavras-chave:

Agente cognitivo, Investigação histórica, Ensino de matemática, Aprendizagem matemática

Resumo

Este artigo ensaístico tem como objetivo discutir a importância da investigação histórica da matemática como um agente de cognição na aprendizagem compreensiva da matemática escolar. Inicialmente, faço conjecturas sobre a criatividade como uma habilidade humana de acordo com sua dinâmica cognitiva nos atos de conhecer, compreender e explicar. Ao longo do ensaio, discuto e reflito sobre princípios que sustentam o uso de práticas investigativas históricas no ensino de matemática, considerando que os professores precisam se apropriar de fatos matemáticos históricos para promover agenciamentos que proporcionem reorganizações conceituais em torno dos objetos matemáticos que os alunos irão construir durante sua vida escolar. Estes são princípios investigativos, problematizadores e fundamentadores do ensino e da aprendizagem matemática, que tomam os fatos matemáticos históricos como agentes cognitivos no ensino de matemática e como acionadores da aprendizagem dos estudantes. Por fim, menciono temas que podem ser agentes do ensino e da aprendizagem matemática, evocadores de funções conceituais e pedagógicas para se ensinar matemática a partir de métodos matemáticos históricos.

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Biografia do Autor

Iran Abreu Mendes, Universidade Federal do Pará - UFPA

Programa de Pós-graduação em Educação em Diências e Matemáticas - PPGECM/UFPA

Instituto de Educação Matemátcia e Científica - IEMCI/UFPA

Aréa de Educação Matemática

 

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Publicado

2023-08-20

Edição

Seção

NÚMERO ESPECIAL - COMEMORAÇÃO DOS 25 ANOS DA REVISTA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PESQU