A criação do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática e da Revista Educação Matemática Pesquisa da PUC-SP na visão de duas personagens centrais para esses acontecimentos
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i2p69-89Palavras-chave:
Programa de estudos pós-graduados em Educação Matemática, Educação matemática pesquisa, História oral temática, EntrevistaResumo
O objetivo deste artigo é investigar o processo de criação da Revista Educação Matemática Pesquisa e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP, por meio de dados coletados a partir de entrevistas com personagens importantes neste processo e que tiveram um papel decisivo nos contextos em análise: as professoras Silvia Dias Alcântara Machado e Sonia Barbosa Camargo Igliori. A pesquisa realizada de natureza qualitativa insere-se, do ponto de vista metodológico no campo da História Oral Temática. Dentre os nossos questionamentos às entrevistadas, estes contemplaram os seguintes aspectos: como se deu a transição de um Programa de Matemática para um de Educação Matemática, as contribuições do Programa para o cenário da Educação Matemática brasileira, a origem da Revista Educação Matemática Pesquisa, bem como a motivação para a sua criação, os principais desafios e as principais contribuições da Revista para a Educação Matemática, em contextos nacionais e internacionais, ao longo de seus 25 anos de existência. Como resultados desta investigação, podemos afirmar que a mudança de um Programa de Matemática para um de Educação Matemática, ocorrida em 1994, foi cuidadosamente pensada pelos que nela se engajaram, contou com a colaboração de pesquisadores de renome internacional e, por meio da criação, em 1999, da Revista a ele vinculada, além de ampliar o espaço para a divulgação de pesquisas nacionais na área, oportunizou trocas internacionais - 432 instituições diferentes de 40 países fazem-se presentes nos artigos – que fortaleceram o reconhecimento tanto do Programa quanto da Revista.
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