A criação do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática e da Revista Educação Matemática Pesquisa da PUC-SP na visão de duas personagens centrais para esses acontecimentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i2p69-89

Palavras-chave:

Programa de estudos pós-graduados em Educação Matemática, Educação matemática pesquisa, História oral temática, Entrevista

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar o processo de criação da Revista Educação Matemática Pesquisa e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP, por meio de dados coletados a partir de entrevistas com personagens importantes neste processo e que tiveram um papel decisivo nos contextos em análise: as professoras Silvia Dias Alcântara Machado e Sonia Barbosa Camargo Igliori. A pesquisa realizada de natureza qualitativa insere-se, do ponto de vista metodológico no campo da História Oral Temática. Dentre os nossos questionamentos às entrevistadas, estes contemplaram os seguintes aspectos: como se deu a transição de um Programa de Matemática para um de Educação Matemática, as contribuições do Programa para o cenário da Educação Matemática brasileira, a origem da Revista Educação Matemática Pesquisa, bem como a motivação para a sua criação, os principais desafios e as principais contribuições da Revista para a Educação Matemática, em contextos nacionais e internacionais, ao longo de seus 25 anos de existência. Como resultados desta investigação, podemos afirmar que a mudança de um Programa de Matemática para um de Educação Matemática, ocorrida em 1994, foi cuidadosamente pensada pelos que nela se engajaram, contou com a colaboração de pesquisadores de renome internacional e, por meio da criação, em 1999, da Revista a ele vinculada, além de ampliar o espaço para a divulgação de pesquisas nacionais na área, oportunizou trocas internacionais - 432 instituições diferentes de 40 países fazem-se presentes nos artigos – que fortaleceram o reconhecimento tanto do Programa quanto da Revista.

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Biografia do Autor

Barbara Lutaif Bianchini, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Matemática - Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), graduação em Matemática Bacharelado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), graduação em Licenciatura Em Pedagogia pela Universidade de Franca (1988), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Leciona na PUC-SP desde 1987, tanto em cursos de graduação, quanto no Programa de Estudos Pós-Graduado em Educação Matemática. Foi coordenadora do Programa PEPGEM de 2018 até janeiro de 2020. Orienta iniciações científicas, mestrados e doutorados na PUC-SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação algébrica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação algébrica, educação matemática, álgebra linear, registros de representação semiótica e formação de professores. Além destas temáticas também pesquisa sobre a vinculação da Matemática em cursos de Engenharia.

Gabriel Loureiro de Lima, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC - SP, Brasil

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2001), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2005), mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e doutorado em Educação Matemática pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Na mesma instituição é líder do Grupo de Pesquisa A Matemática na Formação Profissional, atuando na linha de investigação A Matemática como Componente Curricular de Cursos de Graduação que volta sua atenção para o ensino de Matemática em cursos superiores cujo foco não é a formação de matemáticos. Participa,também na PUC-SP, do grupo de pesquisa GPEA (Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica). Tem como principal área de interesse o ensino e aprendizagem de Matemática no Ensino Superior, com ênfase nos processos de ensino e de aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral e da Análise Matemática. Sua investigação de doutorado, intitulada, A disciplina de Cálculo I do curso de Matemática da Universidade de São Paulo: um estudo de seu desenvolvimento, de 1934 a 1994, defendida em 2012, recebeu menção honrosa na categoria Ensino no Prêmio Capes de Teses 2013. Atualmente é Professor Assistente-Doutor da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (FCET) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP e Assistente Especializado da Pró-Reitoria de Graduação na mesma Universidade. Desde 2015 é vice coordenador do GT4 - Ensino Superior - da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e desde 2017 está na coordenação do Grupo de Trabalho Ciências Básicas e Matemática na Engenharia (GT-CbME) da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE).

 

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Publicado

2023-08-20

Edição

Seção

NÚMERO ESPECIAL - COMEMORAÇÃO DOS 25 ANOS DA REVISTA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PESQU