Abordagem exploratório-investigativa em matemática para incluir crianças e jovens em situação de fracasso escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i4p159-190

Palavras-chave:

Educação Matemática, Abordagem Exploratório-Investigativa, Inclusão Escolar

Resumo

Este artigo pretende ressaltar, à luz das discussões sobre equidade e inclusão em educação matemática, a atualidade dos resultados de uma pesquisa concluída em 2007. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, buscou investigar possibilidades e contribuições da abordagem exploratório-investigativa para a aprendizagem matemática de alunos participantes de um projeto de recuperação, sobretudo para compreender e enfrentar o problema do fracasso escolar. Este projeto de recuperação integrava o regime de Progressão Continuada da rede pública de ensino do estado de São Paulo, adotado atualmente por outros estados, o que torna esta discussão ainda relevante. Os dados analisados foram coletados em uma classe que equivale ao atual 9º ano do ensino fundamental (14-15). Os referenciais analíticos da pesquisa são oriundos dos campos da educação, da educação matemática e da antropologia. A revisitação deste estudo permitiu evidenciar que a abordagem exploratório-investigativa pode favorecer a emancipação e a inclusão escolar de alunos, constituindo-se como uma forma de ressignificar o fracasso escolar e de enfrentar um sistema que visa manter a barbárie.

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Biografia do Autor

Eliane Matesco Cristovão, Universidade Federal de Itajubá

Professora Adjunta no Instituto de Matemática e Computação da Universidade Federal de Itajubá, onde atua como docente no Curso de Licenciatura em Matemática e no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências. Integrante do GT7 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, membro do Grupo de Pesquisa em Práticas Formativas e Educativas em Ciências e Matemática e do Grupo de Estudos Interdisciplinares e Formação de Professores, voltado para extensão. Doutora em Educação, subárea Ensino e Práticas Culturais (2015), Mestre em Educação Matemática (2007), Especialista (1997) e licenciada em Matemática (1995), todos pela Unicamp. Atuou por 20 anos como professora de Matemática na educação básica e se dedica à formação inicial e continuada de professores de Matemática desde 2005. Atualmente está em afastamento para realização de pesquisa de pós doutoramento na UFRJ, sob supervisão do Prof Dr. Victor Giraldo Seus temas de interesse/pesquisa são: Formação inicial de professores que ensinam Matemática, Formação do Formador, Conhecimento profissional do professor de Matemática e Perspectivas colaborativas de trabalho.

Dario Fiorentini, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (1977), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1980), doutorado em Educação (Metodologia de Ensino) pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e Estágios Posdoutorais de curta duração nas Universidades de Lisboa e de Sevilla. Recebeu, por duas ocasiões (2007 e 2021), o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico "Zeferino Vaz" por destaque na Docência, Pesquisa e Extensão da FE/Unicamp. Atualmente é pesquisador PQ do CNPq (nível 1B) e professor colaborador (aposentado) da Universidade Estadual de Campinas, onde exerce atividades de pesquisa e de docência na Pós-Graduação em Educação (mestrado/doutorado) no PPGE e PECIM. Temas e linhas de pesquisa e de atuação docente: educação matemática, formação e desenvolvimento profissional de professores, aprendizagem e saberes docentes e prática didático-pedagógica em matemática. Membro da "Rede Iberoamericana de investigadores sobre Conhecimento Especializado de Professores de Matemática", envolvendo pesquisadores da área de Educação Matemática de 10 países. Foi assessor de projetos de pesquisa e programas de formação docente no exterior (Guatemala e Portugal). Foi Professor Visitante na Universidade de Córdoba (Argentina) e na Universidade de Lisboa (Portugal). Desde 1996 é assessor científico da FAPESP. No triênio de 2007-2009 e no quadriênio de 2013-2016, foi membro do Comitê de Avaliação de Programas de Pós-Graduação da CAPES - Área de Educação. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Unicamp (junho/2010 - julho/2014) e Coordenador Geral de Pós-Graduação da FE/UNICAMP (2011-2014). Desde março de 2015 é Editor Científico da Revista Zetetiké. Recentemente, de julho/2017 a junho/2020, foi membro do Comitê de Assessoramento da Área de Educação (CA-Ed) do CNPq.

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Publicado

2023-12-23

Edição

Seção

Educação Matemática de pessoas historicamente marginalizadas no contexto escolar