O ChatGPT e educação matemática
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i3p142-156Palavras-chave:
Educação matemática, Inteligence artificiel, ChatGPTResumo
O presente artigo tem como objetivo discutir e abordar questões pertinentes às novas possibilidades e desafios impostos à educação matemática devido à popularização da inteligência artificial. Contudo, o que exatamente é a IA? Vamos refletir se o ChatGPT de hoje não é simplesmente uma versão atualizada da calculadora de quarenta anos atrás, do computador de mesa conhecido como "PC" e da internet das fases anteriores das tecnologias digitais em educação matemática. O texto busca considerar as recentes notícias sobre o tema, bem como uma série de testes simples conduzidos pelos autores com esse recurso, além de explorar questões relacionadas à ética e à geração de problemas para coletivos de seres humanos em constante mudança com as tecnologias digitais. O estudo sugere que enfrentaremos ainda preocupações éticas imensas, mas será de suma importância que pensemos em problemas a serem resolvidos para esse tipo de coletivo.
Referências
BBC News Brasil. (2023a). O que é inteligência artificial generativa e como ela pode mudar o mundo. BBC News Brasil. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cqqz6w6nzr1o Acesso em: 18 de junho de 2023.
BBC News Brasil. (2023b). O que é 'alucinação' de inteligência artificial. BBC News Brasil. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cv24066nkpqo Acesso em: 18 de junho de 2023.
Borba, M. C.; Souto, D. L. P.; Cunha, J. F. T; Domingues, N. S. (2023). Humans-with-media: Twenty-five years of a theoretical construct in mathematics education. In: Pepin, B.; Gueudet, G.; Choppin, J. Handbook of Digital Resources in Mathematics Education. Springer. No prelo.
Borba, Marcelo C. (2021). The future of mathematics education since Covid-19: humans-with-media or humans-with-non-living-things. Educational Studies in Mathematics, 108, 385-400.
Borba, Marcelo C.; SILVA, Ricardo Scucuglia R.; Gadanidis, George. (2020). Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática Sala de aula e internet em movimento. Belo Horizonte: Grupo Autêntica.
Borba, Marcelo C.; Souto, Daise L. P.; Canedo Jr, Neil R.. (2022). Vídeos na educação matemática: Paulo Freire e a quinta fase das tecnologias digitais. Belo Horizonte: Grupo Autêntica.
Borba, Marcelo C.; Villarreal, Mónica E.. (2005). Humans-with-media and the reorganization of mathematical thinking: information and communication technologies, modeling, experimentation and visualization. New York: Springer.
Borba, Marcelo C.. (2009). Potential scenarios for Internet use in the mathematics classroom. ZDM (Berlin. Print), 41, 453-465.
Borba, Marcelo C.. (1987). Um Estudo de Etnomatemática. Rio Claro, Unesp. Dissertação de Mestrado.
Cunha, José F. T.. (2023). Licenciatura híbrida em matemática: quais são os papéis dos vídeos digitais? Tese de doutorado, (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá.
Folha de São Paulo. (2023). Enem mostra que ChatGPT domina decoreba e interpretação de texto. Folha de São Paulo. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2023/05/enem-mostra-que-chatgpt-domina-decoreba-e-interpretacao-de-texto.shtml Acesso em: 18 de junho de 2023.
Future of Life Institute. (2023). Pause Giant AI Experiments: An Open Letter. Future of Life Institute. Disponível em: https://futureoflife.org/open-letter/pause-giant-ai-experiments/ Acesso em: 20 de maio de 2023.
Gonzalez, Heron. (2023) O ChatGPT e a Educação Matemática: reflexões sobre um breve primeiro contato. In: Encontro paulista de educação matemática, 15., 2023, Guaratinguetá. Anais [...] Guaratinguetá, 2023
Lévy, Pierre. (1993). As tecnologias da inteligência: O futuro do pensamento na era da informática. 2º edição. São Paulo: Editora 34.
O Globo. (2023). Por que o ChatGPT, o MidJourney e o DALL-E são uma nova era na inteligência artificial. O Globo. Disponível em: https://oglobo.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2023/03/por-que-o-chatgpt-o-midjourney-e-o-dall-e-sao-uma-nova-era-na-inteligencia-artificial.ghtml. Acesso em: 18 de junho de 2023.
Openai. (2023). Documentation: Get Started. Disponível em: https://platform.openai.com/docs/introduction. Acesso em: 24 de maio de 2023.
Oracle. (2023). O que é IA? Saiba mais sobre inteligência artificial. Disponível em: https://www.oracle.com/br/artificial-intelligence/what-is-ai/. Acesso em: 18 de junho de 2023.
Russell, Stuart; Norvig, Peter. (2022). Inteligência Artificial - Uma abordagem moderna. 4º edição. São Paulo: Grupo GEN LTC.
Selva, Ana C. V.; BORBA, Rute E. S. R.. (2010). O uso da calculadora nos anos iniciais do ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica.
Uol Notícias. (2023). "Não podemos ser escravos de algoritmos", diz ministro da Justiça. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-brasil/2023/06/02/nao-podemos-ser-escravos-de-algoritmos-diz-ministro-da-justica.htm. Acesso em: 10 jun. 2023.
Villarreal, Mónica, & Borba, Marcelo C. (2010). Collectives of humans-with-media in mathematics education: notebooks, blackboards, calculators, computers and... notebooks throughout 100 years of ICMI. ZDM - International Journal on Mathematics Education, v. 42(1), 49-62.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).