O ChatGPT e educação matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i3p142-156

Palavras-chave:

Educação matemática, Inteligence artificiel, ChatGPT

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir e abordar questões pertinentes às novas possibilidades e desafios impostos à educação matemática devido à popularização da inteligência artificial. Contudo, o que exatamente é a IA? Vamos refletir se o ChatGPT de hoje não é simplesmente uma versão atualizada da calculadora de quarenta anos atrás, do computador de mesa conhecido como "PC" e da internet das fases anteriores das tecnologias digitais em educação matemática. O texto busca considerar as recentes notícias sobre o tema, bem como uma série de testes simples conduzidos pelos autores com esse recurso, além de explorar questões relacionadas à ética e à geração de problemas para coletivos de seres humanos em constante mudança com as tecnologias digitais. O estudo sugere que enfrentaremos ainda preocupações éticas imensas, mas será de suma importância que pensemos em problemas a serem resolvidos para esse tipo de coletivo.

Biografia do Autor

Marcelo de Carvalho Borba, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Licenciado em Matemática pela UFRJ, mestre em Educação Matemática pela UNESP, Rio Claro, SP, e doutor nessa mesma área pela Cornell University, Estados Unidos. Em 2005 se tornou livre docente em Educação Matemática. É professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP, Rio Claro, SP, programa do qual foi coordenador por mais de seis anos. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Informática, Outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM), desenvolve pesquisas nas áreas de EaD online, Modelagem, Tecnologias Digitais, Vídeos e Metodologia de Pesquisa Qualitativa. Autor de diversos artigos e livros publicados no Brasil e no exterior. Já foi professor visitante e ministrou palestras como convidado em quatorze países. É colaborador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciência e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências (REAMEC). Tem projetos de pesquisa financiados pelo SSHRC, Canadá. Participa da comissão editorial de diversos periódicos do Brasil e do exterior. De 2007 a 2011 foi membro do comitê assessor de Educação do CNPq. Desde 2011 é Editor Associado (Co-Editor) do ZDM, Berlim, Alemanha, um dos principais periódicos da área de Educação Matemática. É coordenador da coleção de livros Tendências em Educação Matemática. Foi coordenador adjunto da Área de Pós-Graduação em Ensino na CAPES (2014-2018). É coordenador da Área de Pós-Graduação em Ensino na CAPES (2018-2022). É bolsista produtividade do CNPq, nível 1A.

Valci Rodrigues Balbino Junior, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Mestre em Matemática

Referências

BBC News Brasil. (2023a). O que é inteligência artificial generativa e como ela pode mudar o mundo. BBC News Brasil. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cqqz6w6nzr1o Acesso em: 18 de junho de 2023.

BBC News Brasil. (2023b). O que é 'alucinação' de inteligência artificial. BBC News Brasil. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cv24066nkpqo Acesso em: 18 de junho de 2023.

Borba, M. C.; Souto, D. L. P.; Cunha, J. F. T; Domingues, N. S. (2023). Humans-with-media: Twenty-five years of a theoretical construct in mathematics education. In: Pepin, B.; Gueudet, G.; Choppin, J. Handbook of Digital Resources in Mathematics Education. Springer. No prelo.

Borba, Marcelo C. (2021). The future of mathematics education since Covid-19: humans-with-media or humans-with-non-living-things. Educational Studies in Mathematics, 108, 385-400.

Borba, Marcelo C.; SILVA, Ricardo Scucuglia R.; Gadanidis, George. (2020). Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática Sala de aula e internet em movimento. Belo Horizonte: Grupo Autêntica.

Borba, Marcelo C.; Souto, Daise L. P.; Canedo Jr, Neil R.. (2022). Vídeos na educação matemática: Paulo Freire e a quinta fase das tecnologias digitais. Belo Horizonte: Grupo Autêntica.

Borba, Marcelo C.; Villarreal, Mónica E.. (2005). Humans-with-media and the reorganization of mathematical thinking: information and communication technologies, modeling, experimentation and visualization. New York: Springer.

Borba, Marcelo C.. (2009). Potential scenarios for Internet use in the mathematics classroom. ZDM (Berlin. Print), 41, 453-465.

Borba, Marcelo C.. (1987). Um Estudo de Etnomatemática. Rio Claro, Unesp. Dissertação de Mestrado.

Cunha, José F. T.. (2023). Licenciatura híbrida em matemática: quais são os papéis dos vídeos digitais? Tese de doutorado, (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá.

Folha de São Paulo. (2023). Enem mostra que ChatGPT domina decoreba e interpretação de texto. Folha de São Paulo. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2023/05/enem-mostra-que-chatgpt-domina-decoreba-e-interpretacao-de-texto.shtml Acesso em: 18 de junho de 2023.

Future of Life Institute. (2023). Pause Giant AI Experiments: An Open Letter. Future of Life Institute. Disponível em: https://futureoflife.org/open-letter/pause-giant-ai-experiments/ Acesso em: 20 de maio de 2023.

Gonzalez, Heron. (2023) O ChatGPT e a Educação Matemática: reflexões sobre um breve primeiro contato. In: Encontro paulista de educação matemática, 15., 2023, Guaratinguetá. Anais [...] Guaratinguetá, 2023

Lévy, Pierre. (1993). As tecnologias da inteligência: O futuro do pensamento na era da informática. 2º edição. São Paulo: Editora 34.

O Globo. (2023). Por que o ChatGPT, o MidJourney e o DALL-E são uma nova era na inteligência artificial. O Globo. Disponível em: https://oglobo.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2023/03/por-que-o-chatgpt-o-midjourney-e-o-dall-e-sao-uma-nova-era-na-inteligencia-artificial.ghtml. Acesso em: 18 de junho de 2023.

Openai. (2023). Documentation: Get Started. Disponível em: https://platform.openai.com/docs/introduction. Acesso em: 24 de maio de 2023.

Oracle. (2023). O que é IA? Saiba mais sobre inteligência artificial. Disponível em: https://www.oracle.com/br/artificial-intelligence/what-is-ai/. Acesso em: 18 de junho de 2023.

Russell, Stuart; Norvig, Peter. (2022). Inteligência Artificial - Uma abordagem moderna. 4º edição. São Paulo: Grupo GEN LTC.

Selva, Ana C. V.; BORBA, Rute E. S. R.. (2010). O uso da calculadora nos anos iniciais do ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica.

Uol Notícias. (2023). "Não podemos ser escravos de algoritmos", diz ministro da Justiça. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-brasil/2023/06/02/nao-podemos-ser-escravos-de-algoritmos-diz-ministro-da-justica.htm. Acesso em: 10 jun. 2023.

Villarreal, Mónica, & Borba, Marcelo C. (2010). Collectives of humans-with-media in mathematics education: notebooks, blackboards, calculators, computers and... notebooks throughout 100 years of ICMI. ZDM - International Journal on Mathematics Education, v. 42(1), 49-62.

Publicado

2023-10-03

Como Citar

BORBA, M. de C.; BALBINO JUNIOR, V. R. O ChatGPT e educação matemática. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 25, n. 3, p. 142–156, 2023. DOI: 10.23925/1983-3156.2023v25i3p142-156. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/63304. Acesso em: 18 nov. 2024.