ChatGPT et éducation mathématique

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i3p142-156

Mots-clés :

Enseignement des mathématiques, ntelligence artificielle, ChatGPT

Résumé

L'objectif de cet article est de discuter et d'aborder les questions relatives aux nouvelles possibilités et aux nouveaux défis posés à l'enseignement des mathématiques par la popularisation de l'intelligence artificielle. Mais qu'est-ce que l'IA exactement ? Demandons-nous si le ChatGPT d'aujourd'hui n'est pas simplement une version actualisée de la calculatrice d'il y a quarante ans, de l'ordinateur de bureau connu sous le nom de " PC " et de l'Internet des phases précédentes des technologies numériques dans l'enseignement des mathématiques. Le texte cherche à prendre en compte les nouvelles récentes sur le sujet, ainsi qu'une série de tests simples menés par les auteurs avec cette ressource, en plus d'explorer les questions liées à l'éthique et à la génération de problèmes pour les collectifs d'êtres humains en constante évolution avec les technologies numériques. L'étude suggère que nous serons toujours confrontés à d'immenses préoccupations éthiques, mais qu'il sera primordial de réfléchir aux problèmes à résoudre pour ce type de collectif.

Bibliographies de l'auteur

Marcelo de Carvalho Borba, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Licenciado em Matemática pela UFRJ, mestre em Educação Matemática pela UNESP, Rio Claro, SP, e doutor nessa mesma área pela Cornell University, Estados Unidos. Em 2005 se tornou livre docente em Educação Matemática. É professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP, Rio Claro, SP, programa do qual foi coordenador por mais de seis anos. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Informática, Outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM), desenvolve pesquisas nas áreas de EaD online, Modelagem, Tecnologias Digitais, Vídeos e Metodologia de Pesquisa Qualitativa. Autor de diversos artigos e livros publicados no Brasil e no exterior. Já foi professor visitante e ministrou palestras como convidado em quatorze países. É colaborador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciência e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências (REAMEC). Tem projetos de pesquisa financiados pelo SSHRC, Canadá. Participa da comissão editorial de diversos periódicos do Brasil e do exterior. De 2007 a 2011 foi membro do comitê assessor de Educação do CNPq. Desde 2011 é Editor Associado (Co-Editor) do ZDM, Berlim, Alemanha, um dos principais periódicos da área de Educação Matemática. É coordenador da coleção de livros Tendências em Educação Matemática. Foi coordenador adjunto da Área de Pós-Graduação em Ensino na CAPES (2014-2018). É coordenador da Área de Pós-Graduação em Ensino na CAPES (2018-2022). É bolsista produtividade do CNPq, nível 1A.

Valci Rodrigues Balbino Junior, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Mestre em Matemática

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Publiée

2023-10-03

Comment citer

BORBA, M. de C.; BALBINO JUNIOR, V. R. ChatGPT et éducation mathématique. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 3, p. 142–156, 2023. DOI: 10.23925/1983-3156.2023v25i3p142-156. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/63304. Acesso em: 22 déc. 2024.