Constructos teóricos de Tall para o ensino de derivada
considerações sobre a elaboração de um modelo epistemológico de referência
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i3p028-046Palavras-chave:
Educação matemática, Ensino de cálculo, Derivada, Modelo epistemológico de eeferênciaResumo
Este artigo se propõe a contribuir com a discussão deste número da revista EMP em torno da questão “Como desenvolver um Modelo de Referência Epistemológico (MER) para o ensino de Cálculo?”, considerando especificamente o ensino da derivada. Os argumentos aqui expostos norteiam-se pela defesa da inclusão de constructos teóricos, como os desenvolvidos por Tall para o ensino de derivada, pelas potencialidades que eles têm de agregar contribuições de ordem cognitiva e didática aos aprendizes e aos professores respectivamente. Os constructos aos quais nos referimos foram denominados por Tall por organizador genérico e a raiz cognitiva da retidão local. Para os autores deste texto a inclusão desses constructos, em um MER, pode favorecer a integração teoria e prática importante ao desenvolvimento do ensino da Matemática. Organizamos as reflexões encadeando ideias sobre: integração teoria e prática; concepção de um MER; ensino da derivada e os construtos teóricos de Tall. Finalizamos a apresentação do artigo reforçando a importância da vigilância sobre a epistemologia dominante do conceito de derivada para o ensino, com vista à busca de contribuições à emancipação da Didática da Matemática com o favorecimento do ensino do Cálculo.
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