Constructos teóricos de Tall para o ensino de derivada

considerações sobre a elaboração de um modelo epistemológico de referência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i3p029-047

Palavras-chave:

Educação matemática, Ensino de cálculo, Derivada, Modelo epistemológico de eeferência

Resumo

Este artigo se propõe a contribuir com a discussão deste número da revista EMP em torno da questão “Como desenvolver um Modelo de Referência Epistemológico (MER) para o ensino de Cálculo?”, considerando especificamente o ensino da derivada. Os argumentos aqui expostos norteiam-se pela defesa da inclusão de constructos teóricos, como os desenvolvidos por Tall para o ensino de derivada, pelas potencialidades que eles têm de agregar contribuições de ordem cognitiva e didática aos aprendizes e aos professores respectivamente. Os constructos aos quais nos referimos foram denominados por Tall por organizador genérico e a raiz cognitiva da retidão local. Para os autores deste texto a inclusão desses constructos, em um MER, pode favorecer a integração teoria e prática importante ao desenvolvimento do ensino da Matemática. Organizamos as reflexões encadeando ideias sobre: integração teoria e prática; concepção de um MER; ensino da derivada e os construtos teóricos de Tall. Finalizamos a apresentação do artigo reforçando a importância da vigilância sobre a epistemologia dominante do conceito de derivada para o ensino, com vista à busca de contribuições à emancipação da Didática da Matemática com o favorecimento do ensino do Cálculo.

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Biografia do Autor

Marcio Vieira Almeida, Pontíficia Universidade Católica - São Paulo

Doutorado em Educação Matemática

Sonia Barbosa Camargo Igliori, PUC-SP

Doutorado em Matemática

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Publicado

2024-11-03

Como Citar

ALMEIDA, M. V.; IGLIORI, S. B. C. Constructos teóricos de Tall para o ensino de derivada: considerações sobre a elaboração de um modelo epistemológico de referência. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 26, n. 3, p. 029–047, 2024. DOI: 10.23925/1983-3156.2024v26i3p029-047. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/66194. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Modelo epistemológico de referência (MER) para o ensino de cálculo