Uma unidade de ensino potencialmente significativa mediada pela sala de aula invertida para ensinar poliedros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i2p256-28009

Palavras-chave:

Ensino médio, Poliedros, Sala de aula invertida, Unidade de ensino potencialmente significativa

Resumo

Poliedros é um objeto de conhecimento da geometria, fundamental ao processo de ensino e aprendizagem de matemática. Para tanto, espera-se que os alunos, ao longo da escolarização, desenvolvam habilidades de visualização espacial, raciocínio lógico e resolução de problemas. Dessa forma, este estudo foi desenvolvido como pesquisa qualitativa e se caracteriza como estudo de caso. É um recorte de uma pesquisa de mestrado que buscou avaliar quais as potencialidades da aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) sobre Poliedros em uma turma de Ensino Médio, a partir do trabalho metodológico realizado pela Sala de Aula Invertida. A aplicação ocorreu em uma turma da segunda série do Ensino Médio, no primeiro bimestre de 2023, contando com participação de 14 alunos da rede estadual. Os dados foram produzidos a partir da elaboração, aplicação e análise dos resultados de uma UEPS, considerando, para este trabalho, três das categorias selecionadas, a priori: dimensão tecnológica e recursos aplicados (vídeos, textos, slides, exercícios), atividades diversificadas (games, experimentos de cunho investigativo etc.) e conhecimento dos estudantes sobre Poliedros. Os dados coletados indicam avanços significativos na aprendizagem dos alunos, destacando-se o engajamento, protagonismo, autonomia e a compreensão dos estudantes sobre o tema, para além dos desafios, como a limitação no acesso à internet. Em conclusão, esta pesquisa sugere que a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida pode ser uma alternativa eficaz para professores da educação básica minimizarem práticas de ensino tradicional.

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Biografia do Autor

Adriana Pereira da Silva, Universidade federal de Sergipe

Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Tiago Nery Ribeiro, Universidade Federal de Sergipe

Doutorado em Educação Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo (2015), Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (2009), Especialização em Ciências da natureza e suas tecnologias(2007) e graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Sergipe (2003). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Física da Universidade Federal de Sergipe - cidade universitária José Aloísio de Campos; Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPEGECIMA; Docente permanente e atualmente coordenador adjunto do Programa de Pós Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPF polo 11 do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF. Pesquisador e líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Física - GPEF-UFS e Pesquisador do grupo Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências - LAPECI. Suas áreas de interesse são Ensino de Física e Educação Matemática. Dedica-se também a teorias de Aprendizagem, especialmente a da Aprendizagem Significativa, e a formação de professores

Denize da Silva Souza, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Especialista em Arteterapia pela FIZO-ALQUIMYART e Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe. É professora da Universidade Federal de Sergipe no Departamento de Matemática (Campus São Cristóvão). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Contemporaneidade (EDUCON/UFS), do Grupo de Estudos e Pesquisa em Processos de Argumentação no Ensino de Matemática (GEPEM/IFS) e do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Neurocognitivo da Aprendizagem Matemática. Tem experiência com formação de professores, com ênfase em Educação Matemática, atuando também com outros temas: Universo Explicativo. Relação com o Saber. Didática da Matemática. Educação Inclusiva e Currículo.

Andre Ricardo Magalhães, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação Matemática pela PUC/SP. É Bacharel em Informática pela Universidade Católica do Salvador (1997). Especialista em Educação e Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação pela Universidade do Estado da Bahia (1999), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é Coordenador do Programa de Mestrado em Gestão e Tecnologias aplicadas a Educação na Universidade do Estado da Bahia. Foi eleito em 2009 como Presidente do Fórum da Área de Informática da CAPES- UAB. Atua como avaliador de cursos de graduação do INEP. Faz parte da base de consultores do INEP para elaboração de itens do ENEM na área de Matemática. Tem experiência na área de novas tecnologias e o processo de aprendizagem, dedicando-se principalmente a estudar sobre as Tecnologias da informação e da Comunicação e seus impactos nos processos educacionais. Autor de diversos artigos na área, têm tido publicações tanto nacionais quanto Internacionais. Atua também nos seguintes temas: Modelagem Cognitiva, Redes Sociais e Educação, Educação matemática, WEB 2.0, Interação Homem-Computador, Hipermídia Adaptativa e Gestão do Conhecimento.

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Publicado

2024-09-01

Como Citar

PEREIRA DA SILVA, A.; NERY RIBEIRO, T. .; DA SILVA SOUZA, D.; RICARDO MAGALHÃES, A. Uma unidade de ensino potencialmente significativa mediada pela sala de aula invertida para ensinar poliedros. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 256–280, 2024. DOI: 10.23925/1983-3156.2024v26i2p256-28009. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/66257. Acesso em: 22 nov. 2024.