Integral dupla, superfícies quádricas e as obras de Antoní Gaudi
possibilidade de elaboração de um modelo epistemológico de referência
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i3p006-027Palavras-chave:
Integral dupla, Modelo epistemológico de referência, Percurso de estudo e pesquisaResumo
Com o intuito de ensinar o objeto matemático integral dupla, elaboramos um modelo epistemológico de referência (MER)para a construção de um dispositivo de ensino denominado percurso de estudo e pesquisa (PEP), que foi aplicado em um curso com treze estudantes das engenharias e da licenciatura em matemática de duas instituições públicas do interior da Bahia. Teoricamente apoiamos nossa pesquisa na teoria antropológica do didático e os processos metodológicos foram pautados nas estruturas que regem o PEP. Em análise aos resultados, destacamos que houve diferenças entre o MER construído antes e depois da execução do PEP; os estudantes selecionaram de forma apropriada os objetos matemáticos que os ajudaram a responder à questão geratriz do PEP e articularam outras áreas de conhecimento para assegurar uma “boa resposta” para o questionamento proposto.
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