Integral dupla, superfícies quádricas e as obras de Antoní Gaudi

possibilidade de elaboração de um modelo epistemológico de referência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i3p006-027

Palavras-chave:

Integral dupla, Modelo epistemológico de referência, Percurso de estudo e pesquisa

Resumo

Com o intuito de ensinar o objeto matemático integral dupla, elaboramos um modelo epistemológico de referência (MER)para a construção de um dispositivo de ensino denominado percurso de estudo e pesquisa (PEP), que foi aplicado em um curso com treze estudantes das engenharias e da licenciatura em matemática de duas instituições públicas do interior da Bahia. Teoricamente apoiamos nossa pesquisa na teoria antropológica do didático e os processos metodológicos foram pautados nas estruturas que regem o PEP. Em análise aos resultados, destacamos que houve diferenças entre o MER construído antes e depois da execução do PEP; os estudantes selecionaram de forma apropriada os objetos matemáticos que os ajudaram a responder à questão geratriz do PEP e articularam outras áreas de conhecimento para assegurar uma “boa resposta” para o questionamento proposto.

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Publicado

2024-11-03

Como Citar

DIAS CAIRES BRANDÃO, A. K.; FERREIRA DA SILVA, M. J. .; AG ALMOULOUD, S. Integral dupla, superfícies quádricas e as obras de Antoní Gaudi: possibilidade de elaboração de um modelo epistemológico de referência. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 26, n. 3, p. 006–027, 2024. DOI: 10.23925/1983-3156.2024v26i3p006-027. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/66420. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Modelo epistemológico de referência (MER) para o ensino de cálculo