Obstáculos epistemológicos na aprendizagem de limite de funções reais de uma variável real

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i3p116-141

Palavras-chave:

Cálculo diferencial e integral, Dificuldades em aprendizagem de limite, Educação matemática

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar obstáculos epistemológicos manifestados na aprendizagem de Limite de funções reais com uma variável real e associá-los às categorias propostas por estudos anteriores. Para isso, coletamos produções no Catálogo de Teses e Dissertações (CTD) da Capes, com os filtros para produções acadêmicas de mestrado e doutorado publicadas nos últimos dez anos. Elaboramos um quadro teórico a partir dos pesquisadores que categorizam obstáculos epistemológicos dentro do conteúdo de Limite, que também foram referência para os trabalhos selecionados no CTD. As categorias propostas pelos autores foram associadas entre si, e a partir dessa discussão conjunta, uma categorização própria foi elaborada a fim de agrupar obstáculos epistemológicos discutidos por esses autores. Essa categorização subsidiou a análise das dificuldades relatadas em cinco dissertações e uma tese, que descreveram dificuldades dos estudantes relacionadas a diversos aspectos envolvendo Limite. A partir da análise realizada, concluiu-se que as dificuldades mais comuns estão associadas aos obstáculos categorizados em E1, E2 e E4: Complexidade dos objetos matemáticos básicos, Noção e formalização de Limite e Rupturas do Cálculo.

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Biografia do Autor

Emili Boniecki Carneiro, Unespar

Licenciada em Matemática

Maria Ivete Basniak, Universidade Estadual do Paraná

Doutora em Educação Matemática

Dion Ross Pasievitch Boni Alves, Universidade Estadual do Paraná

Universidade Estadual do Paraná

Doutor em Matemática

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Publicado

2024-11-03

Como Citar

BONIECKI CARNEIRO, E.; BASNIAK, M. I. .; ALVES, D. R. P. B. Obstáculos epistemológicos na aprendizagem de limite de funções reais de uma variável real. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 26, n. 3, p. 116–141, 2024. DOI: 10.23925/1983-3156.2024v26i3p116-141. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/66588. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Modelo epistemológico de referência (MER) para o ensino de cálculo