Obstáculos epistemológicos na aprendizagem de limite de funções reais de uma variável real
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i3p116-141Palavras-chave:
Cálculo diferencial e integral, Dificuldades em aprendizagem de limite, Educação matemáticaResumo
O objetivo deste artigo é identificar obstáculos epistemológicos manifestados na aprendizagem de Limite de funções reais com uma variável real e associá-los às categorias propostas por estudos anteriores. Para isso, coletamos produções no Catálogo de Teses e Dissertações (CTD) da Capes, com os filtros para produções acadêmicas de mestrado e doutorado publicadas nos últimos dez anos. Elaboramos um quadro teórico a partir dos pesquisadores que categorizam obstáculos epistemológicos dentro do conteúdo de Limite, que também foram referência para os trabalhos selecionados no CTD. As categorias propostas pelos autores foram associadas entre si, e a partir dessa discussão conjunta, uma categorização própria foi elaborada a fim de agrupar obstáculos epistemológicos discutidos por esses autores. Essa categorização subsidiou a análise das dificuldades relatadas em cinco dissertações e uma tese, que descreveram dificuldades dos estudantes relacionadas a diversos aspectos envolvendo Limite. A partir da análise realizada, concluiu-se que as dificuldades mais comuns estão associadas aos obstáculos categorizados em E1, E2 e E4: Complexidade dos objetos matemáticos básicos, Noção e formalização de Limite e Rupturas do Cálculo.
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