Elementos epistemológicos para o ensino de densidade e massa:

tarefas exploratórias por meio de integrais de uma e mais variáveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i3p081-114

Palavras-chave:

Ensino de Cálculo Diferencial e Integral., Integrais multivariacionais, Epistemologia do saber, Densidade e massa, Tarefas exploratórias

Resumo

O Cálculo Diferencial e Integral (CDI) é uma disciplina essencial para o ensino da Matemática e outras ciências. Apesar dessa importância, observamos um insucesso dos estudantes e elevados índices de reprovação ou evasão, o que justifica a relevância de considerar aspectos epistemológicos que possibilitam compreender diversos fenômenos no ensino dessa disciplina. Nesse sentido, propomos um estudo de elementos epistemológicos dos saberes de densidade e massa, por meio de integrais multivariacionais, visto que integral é um saber essencial para a área das exatas. O objetivo deste estudo é investigar a elaboração e implementação de uma proposta de intervenção, centrada nas atividades de estudo e pesquisa, que ofereça aos estudantes de CDI oportunidades para explorar o conceito de integral de uma ou mais variáveis. Para tanto, realizamos uma investigação a partir da criação e implementação de uma intervenção baseada em episódios de resolução de tarefas, a fim de analisar os movimentos de generalização que os estudantes realizaram para definir uma integral definida multivariacional com base em integrais definidas de uma variável. Os resultados apontaram que os alunos mobilizaram um conjunto de conhecimentos de integrais múltiplas a partir do contexto de cálculo de massa em uma, duas e três dimensões. A generalização expansiva foi utilizada para expandir questões procedimentais do cálculo de uma integral, enquanto a generalização reconstrutiva foi utilizada na compreensão de aspectos estruturais da integral de Riemann de mais de uma variável.

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Biografia do Autor

Tainá Taiza de Araujo, Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná - SEED/PR

Mestre em Ensino de Matemática

André Luis Trevisan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Docente do Departamento de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Londrina.

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Publicado

2024-11-03

Como Citar

ARAUJO, T. T. de .; TREVISAN, A. L. Elementos epistemológicos para o ensino de densidade e massa: : tarefas exploratórias por meio de integrais de uma e mais variáveis. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 26, n. 3, p. 081–114, 2024. DOI: 10.23925/1983-3156.2024v26i3p081-114. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/66596. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Modelo epistemológico de referência (MER) para o ensino de cálculo